02 de Junho de 2011 16h35

Prefeito de Cuiabá e iniciativa privada visitam área do futuro Parque do Distrito Industrial

02/06/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e o secretario municipal de Desenvolvimento Urbano, Silvio Fidélis, estiveram, nesta quinta-feira (02-06), no Distrito Industrial fazendo o reconhecimento da área onde será implantado o Parque do Distrito Industrial. Os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, e de Acompanhamento da Logística de Transporte, Francisco Vuolo, também participaram da visita.

A iniciativa de criação do parque partiu do setor empresarial e do Instituto Maria Stella. A implantação do Parque será uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UMFT) e setor privado. A intenção com a criação do Parque, além de promover a preservação da fauna e a flora presentes no local, é instalar na área um núcleo de pesquisas e um centro tecnológico sob a responsabilidade da UFMT.

A área onde será implantado o Parque do Distrito Industrial tem 33,8 hectares, contendo inclusive uma lagoa, onde são despejados resíduos das indústrias situadas no Distrito. Mesmo assim, o Instituto Federal de Educação (ITF) fez uma pesquisa e constatou que no local estão presentes mais de 29 espécies de árvores, além de outras plantas, e mais de oito tipos de animais silvestres, além de ser uma área de nascentes e de toda a vida aquática presente na lagoa.

“Não poderá ser um Parque para visitação ou passeios, porque está localizado em uma região de indústrias pesadas, inclusive químicas, mas será utilizado para a instalação de um núcleo para pesquisa de aproveitamento de resíduos sólidos”, explica a empresária Margareth Gettert Buzetti, da Buzetti Pneus e presidente do Instituto Maria Stella. O Parque funcionará como um “pulmão” de purificação do ar da área do Distrito, onde são emitidos poluentes do ar.

A área está localizada próxima a Drebor Borrachas, uma das maiores indústrias brasileiras na área de recapagem de pneus. O empresário Manoel Dresch também é um dos incentivadores do projeto.

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, já realizou o projeto que delimita a área do Parque. O prefeito Francisco Galindo anunciou, ainda, que o município também poderá ser parceiro na construção do prédio onde funcionará o núcleo de tecnologia.

“É uma iniciativa maravilhosa, que só trará benefícios para Cuiabá. Além da preservação ambiental, proporcionará o desenvolvimento tecnológico e de mão-de-obra qualificada, que precisamos para nosso desenvolvimento”, declarou o prefeito.

Nesta sexta-feira, haverá a primeira reunião de trabalho, entre os empresários do local e os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para promover a limpeza da área, e evitar principalmente queimadas, muito comuns nesta época do ano. Também serão debatidas as delimitações da área onde será implantado o Parque.

Instituto Maria Stella

O Instituto Maria Stella é uma OSCIP - Organização da Sociedade Cívil de Interesse Público, que adota o lema: "TRANSFORMAR PELA EDUCAÇÃO". Ministra aulas de informática para alunos carentes da região do Pedra 90,  em Cuiabá.  Oportuniza a inclusão digital, a capacitação técnica, teórica e prática, e viabiliza o ingresso de adolescentes, jovens e adultos ao mercado de trabalho.