26 de Setembro de 2011 13h05

Prefeito de Cuiabá confirma presença na reativação da usina termelétrica Mário Covas

26/09/2011

Sandrine Gahyva - Secom Cuiabá: 8452-3610

Após quatro anos de espera, Cuiabá enfim terá a reativação da usina termelétrica Governador Mário Covas (UTE), mais conhecida como Térmica Cuiabá. A solenidade de retomada das operações tem a presença confirmada do prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e acontece amanhã (27-9), às 9h, na sede da UTE, na capital.

Para Galindo, amanhã é um dia que ficará na história de Cuiabá, em razão da importância da térmica não só para a geração de energia da baixada cuiabana, como também ao desenvolvimento econômico da cidade. Sendo ainda essencial para dar aporte aos novos projetos que chegam à cidade com a Copa de 2014.

A reinauguração oficial da térmica conta ainda com a presença do governador do Estado, Silval Barbosa, do ministro boliviano Carlos Villegas e representantes da Petrobrás.

Poder: A termelétrica de Cuiabá possui capacidade de gerar 480 megawatts/hora, o equivalente a cinco vezes a produção da usina hidrelétrica de Manso, e tem condições de suprir a demanda de até 70% do Estado.

Depois de quatro anos de negociações com a estatal boliviana, a Yacimientos Fiscales Petroliferos Bolivianos (YFPB), detentora do gás natural enviado a usina, a Empresa Pantanal Energia (EPE)- administradora da térmica-, após ser arrendada pela Petrobrás, retomará as operações da Mário Covas. Com a volta cerca de 2,2 milhões de m³/dia de gás natural serão enviados a termelétrica para seu funcionamento.