17 de Setembro de 2010 16h32

Prefeito Chico Galindo vistoria obras na Capital

17/09/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Acompanhado dos secretários municipais Flávio Garcia (Comunicação Social), Euclides Santos (Infraestrutura) e dos vereadores Júlio Pinheiro e Arnaldo Penha, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, percorreu hoje (17-09) cedo algumas obras de recapeamento que a Prefeitura comanda em regiões centrais da cidade, bairros Flamboyant (Rua A), Boa Esperança (Rua 13) e Coophamil (Avenida Manoel Ramos Lino, entrada). Nessa última via de acesso, um escoamento de água tem trazido transtornos à vizinhança. Chico Galindo se comprometeu em resolver esse problema, delegando tarefa à área competente do Município.

Outro lugar visitado pelo prefeito foi o campo de futebol Mãe Santa, fundos do Cooph amil, onde conversou com populares. Na sequência, vistoriou empreendimentos estruturais que o Município leva a efeito no setor periférico da Capital, com enfoque no saneamento básico. Galindo considera a universalização da água e esgoto em Cuiabá como uma das prioridades da sua gestão, a exemplo do trabalho realizado pelo seu antecessor no cargo, sublinha:

"Hoje, o Município cuiabano dispõe de um sistema estruturado de abastecimento em uma área que carecia de investimentos pesados, não de medidas paliativas. A ETA do Tijucal é realidade, e suas adutoras começam a levar água abundante para quem vivia à base de baldes na cabeça, ou na dependência dos poços artesianos. Muitos bairros das regiões Sul (vizinhos à ETA do Tijucal) e Norte, do Grande CPA (Dr. Fábio, 1o. de Março e outros), comemoram hoje a chegada de água potável e farta às torneiras. Para todos nós, presenciar isto é motivo de muita alegria, de vitória".

Segundo o prefeito Chico Galindo, 'o tempo das agruras da seca já não existe para muitas comunidades periféricas, graças à operacionalização da ETA do Tijucal, nesta fase inicial. Mais bairros serão atendidos na Capital após a implantação do restante das adutoras, em fase adiantada, informou. "Em resumo, esta é uma das planilhas do meu governo: ofertar água potável e farta à população, que terá ainda esgoto tratado 100%, em breve. Isto significa muito para a saúde pública e o meio ambiente. O próprio Pantanal se inclui entre os beneficiados futuros desse trabalho de saneamento".

Conforme o prefeito, 'Cuiabá precisa de investimentos ininterruptos, o que possibilitaria fazer frente às suas demandas tradicionais e outras que surgem diuturnamente'. Muitas delas, observa, remontam a dezenas de anos atrás, tornando-se desafios crescentes para os gestores: "No que depender da nossa administração, muitas soluções aguardadas pelos habitantes da cidade vão acontecer em breve. Esforço concentrado e determinação em fazer e melhorar Cuiabá não faltam à equipe técnica do Município sob meu comando".