31 de Agosto de 2011 12h54

Prefeito Chico Galindo reúne-se com arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, dom Milton Santos

31/08/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, reuniu-se hoje (31-08) com o arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, dom Milton Santos. Em quase duas horas de encontro, o assunto principal foi a regularização de áreas e terrenos onde estão instaladas paróquias e outras entidades da Mitra Arquidiocesana. O encontro foi realizado no gabinete do prefeito, no Palácio Alencastro.

Entre as Paróquias cujos terrenos estão em fase de regularização, estão a Igreja do Rosário – primeira Igreja Católica de Cuiabá. A idéia é  que o município faça a regularização da área e depois promova a doação do terreno à Igreja. Outro terreno que necessita de regularização está sob o uso da Igreja Mãe dos Homens, no bairro Duque de Caxias.

“Precisamos destas regularizações e destes títulos, porque muitas vezes enfrentamos dificuldades para validar documentos, processos ou obter uma certidão negativa”, explicou Dom Milton.

O prefeito e o arcebispo também falaram sobre a construção de duas paróquias visando atender a diferentes comunidades de Cuiabá. Uma delas fica na Avenida das Flores, no bairro Ribeirão do Lipa. A obra é um anseio da comunidade Imaculado Coração de Maria.

Outra paróquia a ser construída, esta um pedido do prefeito Chico Galindo, está localizada no bairro Jardim Itália, próxima ao Parque Tia Nair. Nos dois casos, a Prefeitura de Cuiabá se comprometeu a fazer a doação do terreno e promover as obras. Todos as reivindicações e projetos já foram encaminhados ao secretário de Desenvolvimento Urbano, Silvio Fidelis, que participou da reunião.

Outro assunto abordado foi a reforma do relógio da Catedral Metropolitana de Cuiabá. De acordo com Dom Milton, o projeto está no planejamento da Agecopa (Agência Estadual de Projetos da Copa de 2014), como uma das obras visando a preparar Cuiabá para o Mundial de Futebol. O prefeito se comprometeu a checar, na Agecopa, o andamento da reforma.

O assessor especial da Juventude na Prefeitura, Anderson Xavier, convidou a Arquidiocese a participar como palestrante da 1º Conferência Municipal da Juventude, que será promovida pelo município no dia 16 de setembro.

“Gostei muito deste encontro com Dom Milton. Muito boa conversa, um encontro de interesses em prol da nossa comunidade. Quero deixar o convite para que ele venha mais vezes a Prefeitura, para conversarmos, ouvirmos suas opiniões e conselhos”, disse o prefeito.

Participaram do encontro, também, os secretários Karla Lavratti (Planejamento), Dilemário Alencar (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), o chefe de Gabinete do prefeito, Moisés Antunes e o vereador Antônio Fernandes.