07 de Fevereiro de 2011 16h23

Prefeito Chico Galindo recebe proposta de reformulação parcial da Lei 205/2009

07/02/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Numa reunião hoje (07-02) no auditório da Fiemt, em Cuiabá, com a presença do presidente da entidade, Jandir Milan, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, recebeu das mãos do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção de Mato Grosso, Cézario Siqueira Gonçalves Neto, a proposta da Fiemt e do sindicato para alterações na Lei 205/2009. Trata-se de uma síntese das proposições (e alegações) apresentadas pelas empresas que atuam no transporte urbano de carga da Capital. No geral, elas argumentam que a aplicabilidade da Lei 205/2009, na sua forma original, trará transtor nos e prejuízos à categoria e ao próprio avanço progressista de Cuiabá, motivo pelo qual solicitam adequações à lei vigente.

Acompanhado dos secretários Edivá Pereira Alves (Transporte Urbano), Lécio Victor Monteiro da Silva Costa (Meio Ambiente) e Dilemário Alencar (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), o prefeito Chico Galindo ouviu atentamente as explanações técnicas do dirigente sindical, com projeção dos gráficos relativos às diversas áreas de restrição de trafegabilidade de veículos de carga na Capital, conforme a Lei 205/2009. "As empresas de carga que operam na cidade têm alegado dificuldades. Mesmo porque, com a acentuada frota de veículos em Cuiabá, observa-se aumento significante nos volumes de circulação", expôs.

São 37 empresas que operam serviços de transporte e carga associadas em Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente representando uma frota de 337 veículos de entrega de mercadorias, foi inform ado na reunião. Entre as 37 associadas, 15 que atuam no Aglomerado Urbano de Cuiabá vão ter que substituir 100% da frota atual por veículos menores, a fim de atender à nova legislação. "Então, nossa proposta enfoca isto e outras implicações que a Lei 205/2009, da forma que está, pode trazer à cidade", observa Cezário.

O presidente da Fiemt, Jandir Milan, respaldou as pontuações do presidente do Sinduscon sobre as dificuldades que a aplicabilidade do texto original da lei 205/2009 pode trazer ao segmento de carga e, pior, à cidade, hoje em francos preparativos para o Mundial de Futebol. Mas também externou otimismo com vistas a uma solução que atenda os dois lados. "Esta é uma situação realmente complicada. O prefeito Chico Galindo está aberto ao diálogo e quer estudar a melhor maneira de a lei 205/2009 sofrer as adequações que permitam à Prefeitura cumprir suas metas, sem que a cidade seja prejudicada no andamento das obras da Copa".

O prefeito Chico Galindo disse estar contente pelo interesse que esse tema desperta, e prometeu que as proposições entregues pelo setor sindical serão devidamente analisadas pela área técnica do Município (SMTU). "É uma satisfação estar na Fiemt, onde nasce e fecunda o crescimento de Cuiabá e do Estado inteiro. Sei que o desejo dos senhores é o desenvolvimento sustentável da cidade. Vou elaborar um relatório técnico e encaminhá-lo ao secretário Edivá Alves (SMTU) para que a proposta apresentada pelo Sinduscon possa ser discutida e atendida".

Uma nova reunião foi marcada na Fiemt nesta sexta-feira, 11-02, às 8h30m. Galindo ainda sublinhou que a Lei 205/2009 veio para disciplinar o caos do trânsito de Cuiabá. "Que, aliás, com o advento da Copa 2014 vai ficar ainda pior. Reconheço que a lei pode estar sendo aplicada num momento difícil, e é importante buscarmos alternativas para amenizar essa situação. Assim, a ssumo compromisso de discuti-la a fundo. Acho que é um momento muito importante para Cuiabá, e estou disposto a colaborar para que as soluções sejam buscadas e praticadas".