11 de Agosto de 2010 09h00

11/08/2010

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá

CUIABÁ MAIS BONITA

Liderados por Cláudio Conte, superintendente do IPHAN -Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, o prefeito Chico Galindo recebeu ontem (10-08) um grupo de arquitetos no Alencastro, que foram apresentar-lhe projetos de revitalização do Centro Histórico de Cuiabá, a exemplo da fiação subterrânea da parte histórica da cidade, hoje 'aérea'. "É horrível conviver com esses fios suspensos nas vias que comportam o calçadão cuiabano. Um emaranhado estranho, em um lugar de tanta beleza", disse Cláudio Conte.

Os arquitetos Paulo Crispim (apoio local Unesco - PAC Cidades Históricas), Márcia Silva Miranda (chefe da Divisão Técnica da Superintendência do IPHAN/MT) e a engenheira Francineide Aguiar de Fonseca (diretora Executiva do IPDU), também explanaram detalhes dos projetos do IPHAN e os benefícios da sua concepção em Cuiabá.

Conte explicou que se trata de um programa do governo federal, capitaneado pelo IPHAN, desenvolvido nas cidades tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional. No caso de Mato Grosso, constam Vila Bela e Cáceres, agora estendido ao Centro Histórico de Cuiabá. "Para a Capital mato-grossense, a prioridade é desenvolver uma fiação subterrânea nesse setor. Esse programa consta de várias ações, e a previsão é de que seja desenvolvido dentro de quatro a cinco anos. A Prefeitura de Cuiabá é nossa parceira no que toca ao planejamento e execução dos projetos que contemplam a Capital".

O prefeito Chico Galindo afirmou que o município mantém essa parceria com muita satisfação. "Já existe um convênio assinado pelo ex-prefeito Wilson Santos. Vamos trabalhar juntos com o IPHAN. Eu agradeço a todos os presentes por contemplar Cuiabá com melhorias. Essa parceria Estado, Município e governo federal, via IPHAN, beneficia em muito a Capital. Um grande projeto já trabalhado é para que toda a fiação do centro histórico da cidade seja subterrânea, projeto este que será apresentado pelo  IPHAN à Agecopa, com o apoio do Município, pois Cuiabá só ganha isso”, frisou.