17 de Janeiro de 2011 13h16

Prefeito Chico Galindo lança mutirão na Regional Leste

17/01/2011

Ângela Jordão/PMC

O Prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, deu início hoje (17-01) ao mutirão “Regional em Movimento”, na Regional Leste. Durante toda esta semana, 64 bairros da regional serão atendidos com uma série de serviços, como de limpeza de ruas e praças, pintura de meios fios, troca de lâmpadas, retirada de bolsões de lixo, encascalhamento, limpeza de bocas de lobo e tapa buracos.

O programa é desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e as administrações regionais. Cem servidores, 20 de cada regional e mais 20 da Seminfe, estão executando os serviços. O maquinário envolvido na ação compreende 13 caminhões, cinco pás carregadeiras e três patrolas. No total, estão sendo beneficiados 140 mil habitantes que residem na região.

Os mutirão “Regional em Movimento” teve a primeira edição na semana passada, na Regional Norte, onde foram executados os mesmos serviços em mais de 50 bairros . A cada semana o mutirão será realizado em uma Regional. Quando a quarta e última regional for contemplada, o mutirão retorna para a primeira, e assim sucessivamente. As próximas regionais a serem atendidas são a Oeste e a Sul, depois o serviço retorna para a Regional Norte.

O prefeito Chico Galindo explicou que está é uma forma de agilizar a solução dos problemas de limpeza e conservação que a cidade necessita. “Não resolve todas as necessidades, mas já ajuda e ameniza o problema”, disse o prefeito. Galindo destacou a necessidade do município intensificar a limpeza neste período de chuvas, quando aumentam os riscos de proliferação da dengue.

O administrador da Regional Leste, Marcrean dos Santos Silva chamou a atenção para a necessidade da população se comprometer em manter a cidade limpa, tendo sempre em vista a preocupação com a dengue e com o bem estar de todos. “A prefeitura nunca dará conta de resolver todos os problemas, especialmente de limpeza, se a comunidade não colaborar. Precisamos da participação de todos no trabalho de manter Cuiabá limpa”, ressaltou.

Na ocasião, o prefeito também conversou com várias lideranças comunitárias da Regional, ouvindo reivindicações e sugestões para a gestão municipal. Galindo anotou todos os pedidos, para tomar as devidas providências.

Centro Comunitário

Além de iniciar o mutirão “Regional de Movimento”, o prefeito também  reinaugurou a sede do Centro Comunitário do bairro Pedregal, que desde de 1997 não passava por uma reforma. O Centro é fundamental como espaço de convivência da comunidade local. No espaço, o grupo da terceira idade, com mais de 80 integrantes, desenvolve suas atividades, inclusive em dias de lazer.

Agora, com a ampla reforma do local, a comunidade terá acesso a aulas de ginástica aeróbica e também a cursos de reciclagem com material plástico e papel. Peças artesanais confeccionadas com material reciclado estavam expostas no Centro.

O Centro Comunitário do Pedregal recebeu o nome de Centro João Henrique da Costa, em homenagem a um dos principais líderes comunitários do bairro, falecido em maio de 2010. João Henrique foi presidente do Pedregal durante muitos anos. Sua esposa se emocionou com a homenagem. “Onde estiver, o João está bem feliz com esta homenagem. Ele era um homem que vivia pela comunidade. Sempre lutando pelo bairro. Estamos muito honrados”, disse Jozélia Santos da Costa, que também elogiou a importância e a participação que o prefeito Chico Galindo está dando em sua gestão para os líderes comunitários. “Chico Galindo é uma homem comunitário”.