14 de Setembro de 2010 15h30

Prefeito Chico Galindo entrega projetos em Brasília-DF

14/09/2010

João Carlos de Queiroz/Secom/Cuiabá

Na reunião realizada hoje (14-09) cedo em Brasília-DF, no Ministério das Cidades - Setor de Habitação, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, procedeu o encaminhamento de dois projetos do PAC 2, avaliados em R$ 72 e R$ 18 milhões. Conforme Galindo, o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, fases 1 e 2, 'tende a neutralizar problemas estruturais de longa data na Capital mato-grossense'. O presidente da Agência Municipal de Habitação Popular, João Emanuel Moreira Lima, e o presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa, integram a comitiva municipal.

O prefeito Galindo externou entusiasmo pela receptividade aos projetos encaminhados no Ministério das Cidades. Participaram dessa reunião o secretário Executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, além dos coordenadores Manoel Renato e Mário Galvão. A reunião contou ainda com a presença da coordenadora Geral do PAC, Mirian Belchior.

Segundo o gestor cuiabano, a qualidade do trabalho de um administrador se mede também pela quantidade de soluções implementadas no curso da sua gestão, com empenho coletivo de todas as áreas institucionais. "A exemplo do meu antecessor no cargo, o objetivo prioritário da atual administração é dotar Cuiabá do melhor, minimizando demandas desafiadoras, até que sejam extintas de vez. Mesmo porque os avanços registrados no Município, nos últimos anos, exigem posturas firmes e modernistas, de acordo com as exigências que sinalizam um futuro próspero na Capital e restante do Estado".

Mais três projetos foram igualmente encaminhados em Brasília pelo prefeito Chico Galindo, na área de saneamento básico, tratamento de esgoto e água. "São importantíssimos, de R$ 27, R$ 25 e R$ 45 milhões de reais. Para se ter uma ideia, após a liberação dos recursos e efetivação dos empreendimentos, Cuiabá registrará um salto fenomenal de qualidade no tocante ao tratamento de esgotos, hoje na ordem de 30%. Após a concretização das obras previstas nesses projetos, o percentual de esgotos tratados em Cuiabá vai atingir 75%, o que sinaliza um avanço inédito nesse segmento. Principalmente quando se tem em foco o meio ambiente como fonte de vida, a necessidade de preservarmos os recursos naturais, rios, córregos e nascentes".

Ainda em Brasília, o prefeito Galindo se encontrou com o senador Gim Argello, do PTB, relator do Orçamento Geral da União, a quem pediu empenho para que Cuiabá continue a ser contemplada com recursos federais, parcerias que ele considera fundamentais à estruturação da cidade que todos desejam. Os convênios devem ser homol ogados entre a Prefeitura e o governo federal no próximo dia 30, em Brasília, ficou acertado:

"A Capital mato-grossense carece de muita ajuda federal, pois dispõe de poucos recursos e os problemas se avolumam na mesma proporção do seu crescimento, que é célere. Ademais, a Copa 2014 sinaliza claramente que precisamos investir em segmentos distintos para capacitá-la a receber o grande volume de turistas e novos empreendedores. Cuiabá nunca mais será a mesma após o transcurso deste certame esportivo, o maior do mundo".