Prefeito Chico Galindo e secretário Euclides Santos visitam obras

Foto:Pipo Figueiredo

O prefeito de Cuiabá, Francisco Belo Galindo Filho, visitou ontem (17-08) uma série de obras que a prefeitura realiza em diversos bairros da capital. Ele estava acompanhado do secretário Euclides Santos, da Secretaria Municipal de Infra estrutura, e do presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa Nezinho. Galindo afirmou que ficou muito satisfeito com o que viu, e considerou “que Cuiabá hoje é um verdadeiro canteiro de obras, seja de pavimentação de ruas, de drenagem, seja construção de praças e outras benfeitorias”

Chico Galindo revelou que a maioria das obras que vistoriou são empreendimentos iniciados na gestão anterior, “e que merecem tratamento prioritário também da atual administração”, destacou.

A comitiva da prefeitura começou a visita pela avenida Perimetral, próximo ao Clube Círculo Militar, onde estão sendo executadas obras de pavimentação da avenida que dá acesso ao bairro Santa Amália. O secretário Euclides Santos explicou ao prefeito que há muito tempo as ruas daquela região necessitavam de reparos. “Nós fizemos aqui um asfalto novo, de muita qualidade, com uma camada forte”, como explicou o secretário.

O bairro Primeiro de Março, localizado na região do Grande CPA, foi o objetivo seguinte. Lá o prefeito ouviu os moradores elogiarem a iniciativa da prefeitura em executar obras de drenagem e pavimentação asfáltica. Eles contaram que estão vivendo uma nova realidade depois de receberem pavimentação asfáltica em várias ruas que antes eram muito poeirentas. “Hoje, graças a Deus, a comunidade do 1o. de Março vive um novo tempo", disse o comerciante Benedito Soares da Silva, proprietário de uma mercearia que faz confluência com duas ruas asfaltadas.

Além dele, outro morador do bairro Primeiro de Março, Francisco Jusenilson, residente à rua H, destacou que, antes do asfalto, os vizinhos brigavam em decorrência do esgoto a céu aberto, “quando a poeira era uma constante no local”, disse. “Depois do asfaltamento e drenagem a situação melhorou consideravelmente”, explicou.O prefeito ouviu as explicações do morador e garantiu que, dentro de poucos meses, outras reivindicações vão se tornar concretas também no Primeiro de Março. "Muitos benefícios são uma realidade hoje em outros polos da Capital. Logo vocês terão motivo para comemorar novas conquistas importantes. O asfalto chegou, e com ele a poeira chegou ao fim", ressaltou Galindo.

Antônio dos Santos, outro munícipe que reside no bairro Primeiro de Março há 20 anos, contou ao prefeito Galindo que não esperava viver para presenciar a chegada do asfalto na sua comunidade, empreendimento bancado com recursos próprios do Município. "Sinceramente, eu não imaginava que ainda poderia testemunhar isso. Fico emocionado, pois melhorou nossa qualidade de vida. Sem poeira e sem esgoto, dá pra respirar melhor. Todos se sentem animados a passeare pelo bairro, de manhã ou nos finais de tarde". A equipe também percorreu as ruas do Jardim Brasil, igualmente beneficiado com asfalto.

Em seguida, a comitiva do prefeito se dirigiu às instalações dos reservatórios da  Companhia de Saneamento da Capital - Sanecap, situados em um morro localizado no bairro Altos da Serra. O presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa, contou ao prefeito o impacto positivo da obra, que já neutralizou o problema d'água de toda a região. No entorno do morro, conforme a comitiva comprovou, a comunidade agora brinca com a fartura da água que jorra das torneiras improvisadas. "Mas é preciso economizar, pois estamos em época de seca e água tratada precisa ser preservada. A Sanecap fará uma campanha instrutiva nos próximos dias", disse Costa. Ele salientou que ambos os reservatórios garantem seis milhões e meio de litros. "Daqui, a água já sai potente com esse reservatório. E quando o segundo, em fase de finalização e com capacidade de comportar cinco milhões de litros for acionado, aí será uma abundância jamais vista".

Ficou decidido que, nesta quarta-feira (18-08) o prefeito Chico Galindo, o secretário Euclides Santos e o presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa, retomam a visita às obras às 14h30m, pela ETA do Tijucal. Dali, o grupo segue rumo ao Carumbé (recapeamento), bairro Santa Cruz (pavimentação e drenagem de águas pluviais), Residencial Coxipó (pavimentação e drenagem d e águas pluviais) e Nova Esperança III, comunidade beneficiada também com os mesmos serviços.

• Prefeito e secretária visitam obras de CMEI e garantem entrega à população

• Prefeitura retoma obras de ampliação e reforma de 17 unidades de saúde

• Prefeitura recupera asfalto em três pontos do centro de Cuiabá

• Bairros de todas as regiões de Cuiabá recebem serviço de tapa-buracos