Prefeito Chico Galindo despacha nesta terça-feira na Secretaria de Educação

Foto: Otmar de Oliveira

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, cumpriu hoje (17-01) sua agenda de despachar todas as terças-feiras na Secretaria Municipal de Educação. Durante a manhã, o prefeito esteve reunido com o secretário de Educação, Permínio Pinto, e com os coordenadores e técnicos da pasta. No período da tarde estão previstas visitas a escolas e unidades educacionais do município.

Galindo explanou o objetivo de despachar diretamente nas Secretarias. O prefeito disse que quer conhecer o funcionamento de cada uma delas, para ver os problemas de perto. “E participar do dia-a-dia das ações municipais. Quero ajudar, estar inteirado dos problemas e projetos. Dar às equipes a contribuição que for possível”.

Durante a reunião, ele destacou os avanços pedagógicos que a área da educação tem obtido na capital. “Os números da área pedagógica apontam que há avanços. Não há o que questionar nesta área. As questões que temos que equacionar estão relacionadas a otimização dos recursos”, destacou o prefeito.

Chico Galindo explicou que a gestão municipal está trabalhando em busca de baixar os custos da administração e melhorar a receita. Um exemplo dessa prática, é que todos os contratos de prestação de serviços e fornecimento de material estão sendo revisados. “Foi por isso que criamos a Secretaria Municipal de Fazenda. O objetivo é melhorar a receita de Cuiabá”. Ainda, segundo Galindo, toda a economia alcançada será revertida em investimentos para o município, em todas as áreas.

A melhoria da receita é necessária para assumir os compromissos financeiros assumidos. Um deles é a constante melhoria dos profissionais da Educação. Todos os anos, por exemplo, no mês de junho, o subsídio dos profissionais da área é revisado. Em 2010, houve um aumento do salário dos professores de 4,77%. A prefeitura quer ter garantia para poder manter este compromisso, explicou Chico Galindo.

Programação

Chico Galindo estabeleceu como meta, toda a semana despachar das secretarias. As segundas-feiras é na Saúde, as terças na Educação e nas quartas-feiras em uma pasta a ser escolhida. Somente nas quintas e sextas-feiras de cada semana, o prefeito vai despachar no Palácio Alencastro.

A expectativa do gestor municipal é conhecer os principais problemas enfrentados pelos secretários. O objetivo é tomar pé da situação como um todo, para obter uma visão global das diversas situações e poder encaminhar a melhor decisão.

Com esta iniciativa, o prefeito explica que pretende estar mais perto das secretarias municipais e se inteirar dos principais problemas enfrentados pelos secretários tão logo eles surjam, e contribuir sempre que possível para a solução das questões mais urgentes que afetam os diversos setores da administração municipal.

Chico Galindo considera que o trabalho diretamente nas secretarias é uma forma de descentralizar sua administração. Ele disse que vai atuar como um secretário adjunto, com o papel de auxiliar direto do secretário, o que lhe permite o conhecimento da situação, o planejamento das soluções e a execução das ações desejadas.

• Município resgata patriotismo nas escolas com execução de hino nacional

• Prefeitura retoma obras de ampliação e reforma de 17 unidades de saúde

• Projetos de escolas municipais foram destaques no cenário nacional em 2013

• Sugestão de Pauta - Novos gestores de unidades de ensino de Cuiabá tomam posse nesta quinta-feira