Prefeito Chico Galindo debate valores do IPTU com empresários de Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo esteve reunido, hoje (12-11), com representantes do setor empresarial e comercial da capital, com o objetivo de debater a correção dos valores da planta genérica do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU de Cuiabá. O prefeito fez uma ampla explanação, ressaltando que não haverá reajuste no valor do IPTU, mas um correção necessária nos valores venais dos imóveis.

Chico Galindo e os técnicos da prefeitura mostraram que os valores venais para a base de cálculo do IPTU em Cuiabá estavam completamente defasados, sem sofrerem reajustes há 13 anos. Neste período, o município sofreu uma transformação urbana e arquitetônica, que não se refletiu na cobrança do IPTU.

Galindo mostrou que a maioria dos imóveis prediais, cerca de 66%, irá pagar até R$ 200,00 de IPTU em 2011. Foi divulgado, também, que 20% dos imóveis (25.971 unidades) da capital estão isentos do imposto.  “Quem tem o imóvel mais barato vai pagar pouco, quem tem um imóvel de maior valor irá pagar apenas um pouquinho a mais”.

O prefeito também ressaltou que irá intensificar a cobrança dos impostos atrasados. Em Cuiabá, existe uma inadimplência em relação ao IPTU de 78% nos imóveis territoriais e 48% dos imóveis prediais. Isso faz com que a arrecadação de Cuiabá seja muito baixa. Para intensificar a cobrança, será contratada uma empresa especializada do setor. “Vamos tomar as providências que a Lei nos permite. Vamos negociar, tentar receber e, se necessário, negativar o nome do devedor, como determina a Lei”, informou o prefeito.

Galindo também ressaltou que a Prefeitura tem compromissos a cumprir e precisa sanar algumas necessidades do município. Entre essas necessidades está a implantação de 40 novos leitos de UTI no Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá e a regularização da coleta do lixo. “O que arrecadamos hoje, não dá nem mesmo para pagar a coleta de lixo mensal”, explicou o gestor. “Todos estes pontos quero discutir com a sociedade. Sei que a sociedade organizada está preocupada com as necessidades do município”.

Ficou marcada uma nova reunião com o setor empresarial e com representantes dos demais segmentos da sociedade, como Câmara de Vereadores e Associações de Bairro, para o próximo dia 19 de novembro.

• Bairros que mais pagaram IPTU terão asfalto totalmente recuperado

• Cuiabá arrecadou R$ 83,7 milhões em IPTU este ano

• Balanço do IPTU 2013

• Sugestão de Pauta: IPTU 2013 e Parque das Águas