29 de Dezembro de 2010 11h14

Prefeito Chico Galindo conversa com ouvintes da Rádio Cultura

29/12/2010

Ângela Jordão - Assessoria Secom Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (29-12) ao programa Tribuna do Ouvinte, da Rádio Cultura AM. Durante 50 minutos, Galindo respondeu a inúmeras perguntas dos ouvintes, sobre as diversas áreas e os problemas que atingem Cuiabá.

A principal pergunta foi com relação à coleta do lixo na capital. O prefeito reconheceu que o município passa por dificuldades nesta área, porque a atividade está sendo realizada por meio de um contrato emergencial, mas explicou que o problema será resolvido com a finalização do processo de licitação para contratação da nova empresa responsável pela atividade.

"Espero que até o dia 07 de janeiro tenhamos concluído o processo e então poderemos iniciar os trabalhos de coleta já com a nova empresa. A coleta do lixo é prioridade da Prefeitura para o ano de 2011", destacou Galindo.

Sanecap

O prefeito também explicou que a haverá alterações na forma de trabalho da Sanecap. A empresa ficará responsável por fazer os reparos necessários nas ruas, depois que da realização de alguma obra (como tapar buracos abertos para resolver problemas de água e saneamento). Até agora, este reparo era uma obrigação da Secretaria Muncipal de Infraestrutura (Seminfe). A obrigação passará para a Sanecap assim que for concluída a licitação para contratar uma empresa responsável pelo serviço.

Poeira Zero

Outro assunto bastante enfocado pelos ouvintes da Rádio Cultura foi a pavimentação das ruas. Galindo explicou que já estão garantidos R$ 125 milhões para o programa denominado Poeira Zero, que visa asfaltar todas as ruas de Cuiabá até o final de 2013. Os recursos foram garantidos por meio de emendas dos parlamentares mato-grossenses. O prefeito disse ainda que espera conseguir mais recursos do governo do Estado. “Tenho certeza de que o governador Silval Barbosa irá nos ajudar. Vamos voltar a conversar sobre isso agora em janeiro”, contou Galindo.

Reestruturação Prefeitura

Galindo também explicou as mudanças que estão sendo realizadas na administração municipal, com a criação de três novas secretarias: Finanças, Fazenda e Turismo.  “A Fazenda terá a obrigação de fazer cobranças. Sua função é esta”.  A Secretaria de Meio Ambiente (Smades) também passou por reestruturação. A Smades ficará responsável pela fiscalização dos projetos desenvolvidos no município, mas a aprovação agora será responsabilidade do IPDU (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento  Humano).

Secretaria Brasília

Galindo informou que está sendo implantado um escritório representativo da Prefeitura de Cuiabá em Brasília, com a finalidade de cuidar dos interesses do município junto ao Poder Federal. Com isso, segundo o prefeito, não haverá necessidade de que ele viaje tanto para a Brasília para tratar destes assuntos. “As pessoas reclamaram, com razão, que fiquei longe da população. Mas isso vai mudar em 2011. Neste primeiro ano de gestão foquei o trabalho em buscar projetos e recursos para Cuiabá. Agora, com o escritório, poderei atender pessoalmente a população de Cuiabá de maneira melhor”.