26 de Maio de 2011 15h45

Prefeito Chico Galindo agradece aos vereadores aprovação de projetos de desenvolvimento urbano

26/05/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, foi à Câmara dos Vereadores, na manhã desta quinta-feira (26-05), para agradecer o apoio dos parlamentares na aprovação de três projetos importantes para o desenvolvimento urbano da capital: um que estabelece três novos distritos em Cuiabá; outro do Uso e Ocupação do Solo (Novo Zoneamento Urbano); e o terceiro, do sistema viário. Os novos projetos possibilitam que Cuiabá seja mais bem planejada e tenha um desenvolvimento ordenado, algo que não aconteceu nos 292 anos de vida da capital.

O encontro do prefeito com os vereadores foi na sala do presidente da Câmara, Júlio Pinheiro. Com a aprovação do Legislativo, foram criados os distritos do Aguaçu, do Sucuri e o distrito Nova Esperança/Pequizeiro, que eram reivindicações antigas dessas comunidades. Nestes locais, importantes projetos estão em andamento, como o novo Hospital Universitário, que será construído onde agora é o distrito Nova Esperança/Pequizeiro. Já no Aguaçu está em construção a nova fábrica de cimentos da Votorantim. O distrito do Sucuri é uma importante e tradicional comunidade de Cuiabá, localizada quase dentro da área urbana.

Também foi aprovado o novo Zoneamento Urbano do município ou o Uso e Ocupação do Solo. Este instrumento vai possibilitar o adensamento de áreas já urbanizadas na capital e assim reduzir espaços vazios existentes dentro da cidade, como inúmeros terrenos baldios. Com a nova lei de Uso e Ocupação do Solo, serão criados mais seis novos parques ou áreas verdes no município.

De acordo com Chico Galindo, entre os incentivos à ocupação está, por exemplo, a transferência do potencial construtivo para áreas que já são atendidas com serviços e infra-estrutura.

O projeto de sistema viário contempla todas as novas avenidas e ruas que serão construídas em Cuiabá nos próximos 20 anos. O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Silvio Fidélis explica que todos os projetos aprovados estão sendo discutidos desde 2007, quando foi aprovado o Plano Diretor de Cuiabá. O que ocorreu agora foi apenas a regularização dos projetos definidos no Plano.

“O objetivo é reorganizar, pensar na qualidade de vida da população de Cuiabá e também na questão ambiental. Quem ganha com estes projetos é a cidade e a nossa população”, ressalta Silvio.

Para o presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro, a regularização fundiária significa um grande passo para o desenvolvimento da Capital. “Cuiabá tem avançado muito nos últimos meses, a regularização fundiária vai chegar a 100% dos bairros da Capital, de imediato, cerca de 30 bairros estarão sendo regularizados. Nosso projeto é zerar a regularização fundiária em Cuiabá até 2014. Estamos trabalhando muito para o desenvolvimento de Cuiabá, podemos afirmar que teremos um futuro promissor,” relatou Júlio Pinheiro.