02 de Abril de 2011 07h35

Prefeito Chico Galindo abre 5ª Festa do Peixe

02/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Acompanhado de vários secretários municipais e vereadores, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, abriu ontem (01-04), às 20 horas, na comunidade ribeirinha São Gonçalo, da Capital, a 5ª Festa do Peixe, evento que contou com a presença maciça de moradores, lideranças comunitárias, mestres do artesanato e comediantes nativos do lugar. Lanchonetes, barzinhos, quitandas e estandes se enfeitaram para receber os visitantes, com exposição dos trabalhos gerados pelos artesãos locais e oferta de pratos regionais (muitos à base de pescado), que caracterizam a diversidade da gastronomia cuiabana.

O secretário adjunto de Turismo do Estado, Jairo Pradela, representou o governador Silval Barbosa. Na oportunidade, externou a importância de que o setor continue tendo investi mentos progressivos para valorizar ainda mais as riquezas culturais de Cuiabá e do restante do território mato-grossense. Também se pronunciando na abertura, a titular de Turismo da Capital, Tânia Aparecida Barteli, afirmou que existe ainda um potencial turístico hibernado e pronto para se expandir, mundo afora, na comunidade São Gonçalo Beira Rio, a exemplo de outras comunidades cuiabanas.

"O prefeito Chico Galindo tem apoiado todas as iniciativas que dinamizem expandir o conhecimento do turismo nato de Cuiabá. Essa é mais uma comunidade que começa a se preparar para a Copa 2014, quando aportarão na Capital um grupo expressivo de turistas para prestigiar nossas belezas naturais. São elas que vão levar o recado do turismo local e regional para outros recantos do Planeta. Hoje, por conta da Copa, Cuiabá já se tornou foco da atenção mundial".

Representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado Emanuel Pinheiro af irmou ser uma honra participar da 5ª Festa do Peixe da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, integrante das solenidades de Comemoração aos 292 Anos de Cuiabá, 'a mais brava capital do País'. Segundo ele, ali, no São Gonçalo, reside o berço da cultura cuiabana, "o DNA da cuiabania". Pinheiro ainda disse que "Cuiabá é, sem dúvida, a Capital do futuro, o Portal da Amazônia".

"Hoje, abrimos as portas da Comunidade São Gonçalo Beira Rio para o Brasil e o mundo, que passam a conhecer o brilho desse povo tão querido. Principalmente agora, às vésperas da Copa 2014, quando teremos na Capital um sem número de obras de mobilidade urbana, estruturais, que somente poderiam ser viabilizadas - se não fosse o certame mundial de 2014 - daqui a uns 30 ou 40 anos".

Programação da 5ª Festa do Peixe

01-03 ( Sexta-Feira)
8:00h- Abertura  da 5ª Festa do Peixe – Ínicio das Comemorações dos 292 anos de Cuiabá.
- Apresentações Culturais

02-04 (Sábado)
11:00h- Peixada Cuiabana / Almoço
19:00h – Baile – Rasqueado Cuiabano