02 de Agosto de 2011 08h00

Prefeito aprova balanço da gestão no primeiro semestre de 2011

02/08/2011

Dantielle Gomes/PMC

Em reunião com o secretariado na tarde desta segunda-feira (01-08), o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, ouviu apresentações individuais sobre o balanço das gestões municipais no primeiro semestre de 2011.

O primeiro a se apresentar foi Moisés Dias da Silva, secretário de Esportes e Cidadania, que destacou os resultados positivos das ações desenvolvidas durante o primeiro semestre, mencionando as 700 vagas criadas para atividades esportivas como karatê, judô, taekwondo e jiu jitsu. Ele falou da evolução das atividades da secretaria, lembrando, que “a equipe conseguiu estar presente em todas as ações  que envolvem educação e cidadania, fruto da união das secretarias e convênios com a iniciativa privada”.

O secretário da fazenda, Guilherme Frederico de Moura Müller, apresentou o novo Sistema de Cadastro Imobiliário, em substituição ao antigo, que estava desatualizado. “Esse novo sistema corrigirá os valores dos imóveis já cadastrados, além de oferecer um sistema completo de georeferrenciamento”, disse.  Segundo Guilherme, Cuiabá arrecadou no último ano de Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, cerca de R$ 40,00 por pessoa, enquanto que Campo Grande chegou a arrecadar R$ 200,00.

Ele explicou que isso acontece porque em Cuiabá há muitos imóveis, como prédios e condomínios, que ainda estão cadastrados como terreno. “Essas diferenças vão acabar quando o novo sistema entrar em ação”. O objetivo é que até dezembro de 2012 todos os imóveis de Cuiabá estejam cadastrados dentro da realidade atual. Para esse ano a prioridade será o cadastramento de imóveis irregulares de grande porte, com a expectativa de que tal medida traga resultados fiscais para a capital.

A secretária de Planejamento, Karla Regina Lavratti, lembrou aos secretários que o início das reuniões para discutir o Plano de Trabalho – PTA de 2012, marcou o começo da semana.  “O prefeito ressaltou a importância do comprometimento dos secretários para a realização do PTA”, frisou ela, acrescentando que “é importante que os secretários dediquem um tempo para a realização do PTA, pois 2012 será um ano muito importante e o momento de preparar e planejar os gastos é agora”, ressaltou.

Outro destaque foi a apresentação do responsável pela Fundação Educacional de Cuiabá - FUNEC. O presidente da Funec, Mario Nadaf, ressaltou o trabalho desenvolvido com o CuiabáVest, observando que a unidade buscou parcerias com o Governo Federal e a iniciativa privada para a elaboração de materiais atualizados para atender os 2.530 estudantes. “O material é composto por oito fascículos e três apostilas totalmente atualizado de acordo com as novas reformulações do Exame Nacional do Ensino Médio- Enem” destacou Nadaf.

Já o secretário de Comunicação, Mauro Cid apresentou um novo modelo que começará a ser trabalhado nas assessorias, que prevê a unificação de informações de todas as secretárias. Ele disse que as assessorias vão trabalhar e produzir notícias de forma que todos estejam informados sobre o que está acontecendo em cada Pasta. De acordo com Mauro Cid, esse é o primeiro passo para potencializar o trabalho de cada secretária.

Segundo o secretário, as assessorias precisam trabalhar sempre em conexão com a Secom. “É preciso haver um sistema de informação entre as assessorias, para que a população possa ser mais bem informada e cada jornalista tenha conhecimento do que acontece na secretaria em que atua”, concluiu o secretário.

Outras secretárias também apresentaram seu balanço. A Secretaria do Meio Ambiente mostrou os resultados positivos do projeto Quadrante, que já atendeu 189 ocorrências de queimadas em Cuiabá; e a Secretaria de Cultura apresentou todo o trabalho desenvolvido no primeiro semestre. O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, deu destaque ao Programa Emergencial de Auxilio Desemprego - PDA, que segundo ele já está em andamento e irá beneficiar até 1.000 bolsistas.

O prefeito Chico Galindo, avaliou a reunião como necessária e positiva. “É importante essa reunião para que os secretários saibam o que está acontecendo nos diversos setores da prefeitura. Por meio dessa prestação de contas podemos ver o que cada secretária tem feito por Cuiabá”. De acordo com Galindo, a reunião foi satisfatória. “Eu estou satisfeito com os resultados apresentados. Cada secretaria tem um trabalho importante dentro da administração de Cuiabá e nós podemos esperar, para o segundo semestre, melhores resultados, que farão a diferença em 2012”.