Prefeito anuncia pacote de obras para o setor de educação

Walter Machado/PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, anunciou na tarde desta quinta-feira (21-07), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o lançamento do edital para construção de sete Centros de Educação Infantil e a reforma de 60 unidades escolares de Cuiabá. Para a realização da obra serão investidos R$ 9 milhões com recursos do Governo Federal. Já as obras de reforma das escolas contarão com recursos próprios da Prefeitura.

Francisco Galindo ressaltou que Cuiabá está vivendo um momento muito especial e importante, pois a ampliação do número de escolas significa a universalização da educação infantil no município.

Segundo o prefeito, o sucesso que a educação do município conquistou se deve ao trabalho conjunto de todos os funcionários da secretaria. “Se não tiver uma boa equipe e um bom secretário não se consegue nada, por isso quero parabenizar toda a secretaria de Educação pelo que está fazendo por nossas crianças”

Os centros de educação infantil seguem um projeto-padrão, desenvolvido em parceria entre a Universidade de Brasília (UNB), e o Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos financiados pelo programa Proinfância, uma das ações do Ministério da Educação. Os recursos são destinados à construção, melhoria da infra-estrutura, reestruturação e aquisição de equipamentos e mobiliários para creches e pré-escolas públicas da Educação Infantil. Mato Grosso foi o único estado a conseguir esse tipo de financiamento para construção de várias escolas.

O atendimento à educação infantil, de responsabilidade do município, é ofertado em duas etapas: creche (0-3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos).

Cuiabá possui hoje 96 escolas do ensino fundamental com capacidade para atender 224 crianças em dois turnos. Estão em fase de construção mais 11 novas unidades de educação infantil, sendo uma no bairro Liberdade, Pedra 90, Paiaguás e Jardim Passaredo, que deverão ser concluídas e inauguradas ainda este ano. As demais ficarão prontas em 2012. E agora, Cuiabá ganhará mais sete unidades, que vão contemplar alunos dos bairros Nova esperança III, Real Parque, Centro América, Jardim Aroeira, 1º de Março, Três Barras e Pedra 90.

O secretário de Educação, Permínio Pinto, enfatizou que a cada dia os municípios recebem mais atributos, e o lançamento dessas obras é mais um que deve ser destacado. “O que estamos fazendo hoje é mais um passo desse processo, que é a universalização da educação infantil. Cuiabá está trabalhando para atender a 100% das crianças com idade entre 4 e 5 anos.

Segundo Permínio Pinto, a secretaria de Educação está planejando um redimensionamento na rede de educação municipal. As séries iniciais do ensino fundamental ficarão com o município e o restante com estado.

As edificações oferecem toda estrutura necessária para o atendimento das crianças. Os prédios serão divididos em setor administrativo, bloco de serviços, bloco pedagógico e bloco multiuso. O segmento pedagógico terá duas salas para cada faixa etária, totalizando oito salas, além de espaço para leitura e informática, repouso, alimentação e outros espaços onde as crianças desenvolverão suas atividades durante o tempo em que permanecerem nos centros de educação infantil.

• Secretaria de Educação retifica Edital de Processo Seletivo

• Contratação temporária de 6 mil pessoas na Educação não prejudicará concursados

• Prefeitura busca interessados em gerenciar os resíduos sólidos de Cuiabá

• Prefeitura de Cuiabá publica edital para apresentação de projetos culturais