13 de Outubro de 2010 17h56

PAC é discutido pelo prefeito Galindo e governador Silval

13/10/2010

João Carlos Queiroz/PMC

Em audiência hoje (13-10) à tarde com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, expôs alguns dos empreendimentos estruturais que deseja consolidar na Capital. Segundo o chefe do Executivo cuiabano, o encontro foi produtivo em todos os sentidos, mesmo porque houve franca receptividade do governador em auxiliar a Prefeitura a resolver algumas demandas, via parcerias, como observou. "Discutimos principalmente o PAC, um grande projeto para o setor de saneamento de Cuiabá, juntamente com outras obras de interesse coletivo dos habitantes da Capital", disse ele.

Essa é a segunda reunião realizada nesse sentido, informou o prefeito Chico Galindo. “O governador Silval Barbosa está empolgado em ajudar a solucionar o problema do saneamento em Cuiabá. Ainda na reunião de hoje, ligamos para Rodrigo Figueiredo, secretário executivo do Ministério das Cidades, que desembarca aqui nesta quinta-feira, com informações ligadas ao PAC. Na próxima semana, devemos nos reunir com técnicos da Sanecap, do Governo do Estado e Ministério das Cidades, a fim de solucionar de vez o PAC de Cuiabá".

Para o prefeito, não é possível já fixar datas oficiais da retomada das obras do PAC I, face à complexidade do sistema. "O objetivo é retomar as obras o quanto antes". Representantes de uma das empresas responsáveis pelo empreendimento também estiveram no Palácio Paiaguás."Solicitamos que viessem para trazer as informações relativas aos reajustes dos projetos feitos em 2007. As informações prestadas podem efetivamente nos ajudar, através de uma discussão conjunta. O propósito é para que, depois, não ocorram divergências".

Galindo destacou que existe mesmo uma preocupação empenhada do governo estadual em colaborar com a finalização dos empreendimentos do PAC na Capital. "O governo quer colaborar, e isto é bom para Cuiabá, sem dúvida”, comenta. “O próprio secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, também sinaliza com apoio total à Capital. Se a reunião da próxima semana (no Ministério das Cidades) for produtiva como essa de hoje, pode-se dizer que o maior avanço já foi conquistado para concluir o PAC".

Um outro projeto também foi tema da reunião entre o prefeito Chico Galindo e o governador Silval Barbosa, o do Asfalto Liso, que é uma parceria da Prefeitura/Governo do Estado, da ordem de R$ 20 milhões (R$8 milhões do Município e R$ 12 milhões do Estado). "Consiste de uma operação tapa buraco e recapeamento em toda a cidade. O governador prometeu discutir isso com a Agecopa, por entender a importância de direcionar recursos para contemplar obras do tipo na cidade, em virtude da Copa 2014. Esse projeto não faz parte do PAC".