05 de Setembro de 2012 11h45

PAC da Mobilidade Urbana: Prefeitura envia duas propostas para transporte coletivo de Cuiabá

05/09/2012

Euziany Teodoro-3645-6459

A Prefeitura de Cuiabá encaminhou, no dia 28 de agosto, as duas propostas de instalação de um transporte coletivo que complemente o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que será construído em Cuiabá como o principal transporte de massa entre a capital e Várzea Grande. A maior parte das obras de mobilidade urbana que darão suporte à instalação do VLT já começaram.

No entanto, é necessário que outro sistema de transporte coletivo seja construído nas vias coletoras dos bairros, dando acesso ao VLT, que será instalado nas principais avenidas da cidade. Para isso, o prefeito Francisco Galindo trabalhou duas propostas para o PAC da Mobilidade Urbana, criado pela presidente da República, Dilma Rousseff, às cidades com até 700 mil habitantes.

As duas propostas de transporte coletivo somam R$ 125,6 milhões, com contrapartidas da prefeitura e do Governo Federal, através do PAC.

A primeira, a Rede Alimentadora da Região Sul, visa implantar faixas preferenciais nas vias coletoras e qualificação da infraestrutura a serviço do transporte coletivo, em vias que serão utilizadas no percurso das linhas que estarão ligadas ao VLT no Terminal Coxipó.

A rede terá 23,4 km de extensão, com 51 unidades de embarque e desembarque ao longo de bairros como Tijucal, Osmar Cabral, Pascoal Ramos, Pedra 90, Parque Cuiabá e Parque Atalaia. O valor total é de R$ 34.221.139,02.

A segunda proposta, no valor de R$ 91.435.389,26, prevê a instalação do Eixo estrutural de Transporte Coletivo da Avenida Dante de Oliveira.

Trata-se de um corredor exclusivo de ônibus com soluções de BRS e BRT, no atendimento da ligação entre a Região Nordeste de Cuiabá e o Centro da cidade, ao longo da Avenida Dante de Oliveira (antiga Trabalhadores) e João Gomes Sobrinho, com destaque para o binário de tráfego das avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas. O percurso total terá 13,1 km de extensão.

PAC da Mobilidade Urbana

O PAC da Mobilidade Urbana foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff em 19 de julho desse ano e é destinado para cidades de médio porte, que tenham de 250 mil a 700 mil habitantes. Em Mato Grosso, Cuiabá e Várzea Grande estão aptas a concorrer.

O governo federal recebeu a inscrição dos projetos até o dia 31 de agosto. As cidades selecionadas serão anunciadas em dezembro.

No total, são R$ 7 bilhões destinados aos projetos aprovados.