21 de Fevereiro de 2011 12h45

Nova Secretaria de Gestão de Cuiabá trabalha para valorizar o servidor municipal

21/02/2011

Ângela Jordão/PMC

Para melhorar o atendimento ao servidor e valorizar o trabalho do funcionalismo municipal, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, criou a Secretaria de Gestão, Recursos Humanos e Tecnologia. A nova pasta foi desmembrada da antiga Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.  A nova Secretaria de Gestão tem como titular Adriana Barbosa Paula da Silva, que já ocupava a Diretoria de Gestão da Prefeitura de Cuiabá.

Adriana explica que o principal objetivo nova pasta é valorizar e resgatar a importância do servidor municipal de Cuiabá. “A idéia é dar um foco maior na gestão de pessoas. A antiga Secretaria de Planejamento era muito grande, com muitos atributos, e a gestão do pessoal ficava deficiente”. Cuiabá tem, atualmente, 14.500 servidores, entre efetivos, contratados e comissionados.

Para definir melhor as atribuições, a Secretaria de Gestão está dividida em três diretorias: Diretoria de Pessoal; Diretoria de Patrimônio e Serviços e Diretoria de Tecnologia da Informação.

A Diretoria de Patrimônio e Serviços é responsável pelo gerenciamento de todo patrimônio municipal, desde o cuidado com a sede da Prefeitura, o Palácio Alencastro, até a locação de veículos, entre outros serviços.

Já a Diretoria de Tecnologia da Informação está elaborando um Plano Diretor de Informática para o município, cujo objetivo é padronizar o setor, promovendo a interligação de todas as secretarias e órgãos (que hoje ainda não existe) , padronização de equipamentos e programas usados. “Estamos investindo  em tecnologia”, frisa Adriana. O foco é dar melhor atendimento ao munícipe e ao contribuinte de Cuiabá.

Educação e Saúde

A Secretária de Gestão explica que os setores de Recursos Humanos (RH) das áreas de Educação e Saúde serão mantidos normalmente, como funcionam atualmente. Estas duas áreas são as que concentram o maior número de servidores do município de Cuiabá, por isso tem setores de RH específicos para atender os servidores. “Os RHs das duas áreas estão mantidos. A finalidade da Secretaria de Gestão é dar suporte aos RHs setoriais, que têm uma demanda muito grande. Estamos realizando um trabalho compartilhado, gerenciando as situações e visando melhorar o atendimento ao servidor da Educação e da Saúde”, explica Adriana Barbosa da Silva.