/

23 de Maio de 2011 11h17

Multiação: Prefeitura está recapeamento Avenida Senador Metello

23/05/2011

Ângela Jordão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá está recapeando toda a Avenida Senador Metello, começando na Avenida São Sebastião e terminando na Avenida XV de Novembro. A obra faz parte do Multiação, Programa da Prefeitura que ora promove uma série de ações e serviços de infraestrutura na capital. Nesta segunda-feira (23-05), os serviços estão acontecendo no cruzamento da Senador Metello com a rua Rui Barbosa, onde havia uma grande depressão devido à infiltração de água de chuva. 

Antes da pavimentação, o “buraco” está sendo coberto com “pedra rachão”, para que o problema não volte a acontecer. Mais de 20 homens e cinco máquinas trabalham no local. O início dos serviços na avenida Senador Metello iniciaram no dia 17 de maio e devem continuar por aproximadamente 20 dias, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura.  

Outras importantes avenidas de Cuiabá também passarão pelo mesmo processo de recapeamento, como Isaac Povoas, Professor João Félix, Afonso Penna e as ruas onde o serviço de tapa buracos não é suficiente e o recapeamento se faz necessário.

O programa Multiação  foi lançado pelo prefeito da capital, Francisco Galindo  no início de abril. O Programa prevê que mil homens irão trabalhar nas ruas de Cuiabá, nos próximos 90 dias, realizando serviços que estão transformando a Capital. Sob o lema “90 Dias, 300 Máquinas e 1.000 Homens” estão sendo promovidas ações de operação tapa buraco; patrolamento e encascalhamento de ruas; poda de árvores; limpeza de córregos; limpeza de terrenos e bolsões de lixo; limpeza de praças; limpeza de avenidas e canteiros centrais; limpeza de cemitérios e limpeza de bocas de lobo.  

Entre outros trabalhadores, o programa conta com 524 ajudantes; 232 motoristas, 58 encarregados e 26 operadores de máquinas. Somente de equipamento utilizados são: 14 moto niveladoras;  04 tratores roçadeira; 47 ônibus (para o transporte dos ajudantes); 30 roçadeiras costal; 02 caminhões bi-combinado; 02 máquinas PC e 10 moto-serras.  

Uma das razões para as ações de infraestrutura terem começado apenas no mês de abril foi a coincidência com o final do período chuvoso. Serviços como encascalhamento, por exemplo, só podem ser executados após as chuvas. 

O programa é resultado de uma bem sucedida parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, o Governo do Estado e a Agecopa (Agência Estadual de Projetos da Copa de 2014). Estão sendo investidos no Multiação recursos no valor de R$ 40 milhões, sendo 50% do município - recursos provenientes do pagamento do IPTU 2011 – e os outros 50% (R$ 20 milhões) são recursos do Governo do Estado e da Agecopa.