"Mercado do Porto é forte ponto turístico da Capital", diz Dilemário

Foto:Pipo Figueiredo

Com a proximidade da Copa 2014, evento que já promove mudanças estruturais em 12 cidades brasileiras escolhidas como subsedes, Cuiabá se prepara para avançar aproximadamente uns 50 anos em relação "ao tempo normal" que contabilizaria progresso semelhante, disse hoje (17-02) o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico do Município, Dilemário Alencar. Ele se referiu à Copa por entender que estas mudanças, de caráter radical, também envolvem o Mercado do Porto, ponto tradicional turístico da Capital e a região adjacente (Acrimat, Atacadão e outras).

Segundo o titular da SMTDE, "fala-se muito do potencial gastronômico da cidade, dos trabalhos artesanais e da veia talentosa do povo cuiabano, em geral". Muito disso pode ser apreciado nas dependências do histórico Mercado do Porto, onde atuam 176 permissionários, sob a supervisão da presidente da categoria, Silvânia Costa.

"Quem nunca provou os quitutes servidos nas lanchonetes desse mercado? Aos sábados e domingos, pode-se perceber o quanto a gastronomia local agrada. São centenas de turistas que circulam por lá para adquirir produtos, provar a comida simples, porém saborosa, ou simplesmente para apreciar as peças ofertadas nos boxes".

As obras de revitalização da área do Mercado do Porto significam maior acréscimo turístico ao local, salientou o secretário Dilemário. "Assim, todos os produtos vão dispor de selo de qualidade da Fifa, exigência da entidade. Quem ganha é o povo cuiabano e os visitantes, seja por ocasião da Copa 2014 e futuro afora. Pois a Copa passa, mas as benfeitorias e benefícios estruturais permanecem".

Alencar destacou que as mudanças previstas envolvem o remanejamento do Mercado Atacadista do Verdão, outra exigência da Fifa. "O espaço que ocupa será destinado à imprensa internacional. A previsão é de a Copa desencadeie várias operações estruturais na cidade. Os empreendimentos e ações do Mundial abrangem áreas de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros (de responsabilidade fiscalizadora da SMTDE) e outras distintas. É Cuiabá mudando para ser uma metrópole futurista. No que puder, a Prefeitura vai ajudar nisto".

• Prazo para que comerciantes desocupem área do Porto já expirou

• Prefeitura começa a preparar terreno para implantar o projeto Porto-Cuiabá

• Licitação para projeto Porto Cuiabá deve ser lançada em 30 dias

• Projeto de mobilidade na região do Porto é discutido em audiência