/

05 de Abril de 2013 15h36

Marinha do Brasil promove exposição em comemoração ao aniversário de Cuiabá

05/04/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá - 3645-6054

Em comemoração ao aniversário de Cuiabá (08 de abril), a Marinha do Brasil, através do Comando do 6° Distrito Naval (Ladário/MS), promove exposição entre os dias 05 e 08 de abril, no Shopping Pantanal, para mostrar o serviço que desenvolve nos rios Cuiabá e Paraguai, que abrange os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A exposição, primeira promovida pela Marinha em Cuiabá, é gratuita e aberta ao público em geral das 10h às 22h e no domingo (07), das 14h às 20h. Na ocasião, serão apresentadas mostras de materiais utilizados pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, de mergulho e aviação, além de exposição de faróis de Serviço de Sinalização Náutica do Oeste.

Durante este período, a Banda Pórtico, formada por militares, realizará apresentações a partir das 19h. No repertório constam músicas populares e militares.

Além destas atrações, os visitantes poderão obter informações sobre como tirar a Carteira de Arrais Amador e de como ingressar na Marinha do Brasil.

Paralelamente, no mesmo período, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano estará atracado na Marina Beira Rio, aberto à visitação pública das 8h às 18h.

Em 19 de janeiro deste ano, este mesmo navio atracou na Marina Beira Rio, fato relevante, já que há 24 anos não era registrado fato semelhante em Cuiabá. Devido às condições de navegabilidade do Rio Cuiabá, atracar um navio na região requer perícia do Comando e de toda tripulação.

Em janeiro, a façanha só foi possível graças ao apoio de militares lotados na Delegacia Fluvial de Cuiabá, que conhecem o leito e as caraterísticas do Rio Cuiabá. Desta vez, foi realizado um prévio trabalho de Levantamento Hidrográfico, realizado por uma Lancha Balizadora do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste, o que agrega mais segurança à vinda do Navio à cidade.