12 de Agosto de 2011 10h00

Lideranças comunitárias da Regional Sul apoiam o projeto de concessão

12/08/2011

Dantielle Gomes/PMC

O prefeito Chico Galindo, de Cuiabá, participou de reunião realizada nesta quinta-feira (11-08) na sede da União Coxipoense de Moradores (Ucam), na Regional Sul, abordando o tema da concessão e os benefícios que o sistema trará para Cuiabá.

As lideranças comunitárias participaram da reunião, opinando sobre a questão. Os assuntos mais abordados pelas lideranças comunitárias, foram o Poeira Zero e o aumento da taxa de tarifa mínima da água.

Quanto ao Programa Poeira Zero, o prefeito destacou que dos  R$ 214 milhões que são necessários para o programa, R$ 55 milhões já foram conseguidos por meio de uma parceria com a Petrobrás. “A empresa que assumir a possível concessão terá de investir no Programa Poeira Zero para ajudar na pavimentação desses bairros”, destacou. Além do Poeira Zero o prefeito  disse que há outros pontos que ele jamais abrirá mão no edital. Um deles é a manutenção da tarifa de água.

O presidente do bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida, Durvalino Coerbas, declarou a favor da concessão. “O que a população quer é solução, independente se ela seja concessão ou não. Portanto, se essa é a solução eu sou a favor”, declarou ele.

Foi Gabriel Oliveira de Jesus, presidente do bairro Voluntários da Pátria, também disse que apoia a concessão. “A maior verdade que sabemos é que a Prefeitura não consegue resolver o problema [da água], que se estende há anos. Por essa situação eu acredito que quem se posiciona contra a concessão é porque não sofre os problemas de falta de água e coleta de esgoto. Eu sou a favor da concessão, não podemos continuar como estamos”.

Para o presidente da Ucam, os moradores da região sul demonstraram interesse em apoiar a concessão. “Eu entendi que a população tem interesse na melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto. A maioria demonstrou apoio ao prefeito, e como a Ucam fala como um todo, se a grande maioria acredita na concessão, a nossa posição é apoiar”.

De acordo com o prefeito, a reunião foi melhor do que se esperava. “Esse apoio só me dá forças para continuar a caminhada. Ver que a população responde a altura é gratificante e revigorante”. Ao final  o prefeito foi aplaudido e elogiado pela comunidade e declarou que as discussões prosseguirão em todos os segmentos da sociedade. “Nós vamos continuar com as discussões, apresentando os pontos emergenciais e recebendo das autoridades e da população idéias e sugestões para complementar o edital”, finalizou ele.