16 de Maio de 2011 18h35

Júlio Pinheiro endossa apoio do Legislativo à Saúde

16/05/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Para o vereador Júlio Pinheiro, presidente da Câmara de Cuiabá, e que acompanhou a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde hoje (16-05) à tarde, no Palácio Alencastro, as soluções para esse segmento impõem mesmo uma participação maior de todas as instituições governamentais, com amplo apoio político. Ele aplaudiu o documento firmado hoje na reunião extraordinária, que prevê uma co-gestão entre as instituições governamentais de Cuiabá, Várzea Grande e Estado na Saúde, entre outras deliberações voltadas ao segmento, a exemplo de uma acompanhamento (por uma comissão composta por três conselheiros eleitos) no que se refere às tramitações da Pasta na Capital, em nível técnico e administrativo.

"A Câmara endossa seu apoio à Prefeitur a e aos habitantes de Cuiabá, e a todos que utilizam os serviços do Pronto Socorro, para que aquela unidade se torne referência de atendimento do SUS. Os problemas ali registrados, a exemplo de filas de pacientes nos corredores, não remontam à atual administração, pois existem há anos e anos. Extrapolam em muito as limitações financeiras do Município, que precisa ser auxiliado efetivamente em nível estadual e federal. O prefeito Chico Galindo pode contar conosco".

O secretário Antônio Pires (Saúde) fez exposição detalhada de tudo que o Pronto Socorro precisa para atender de jeito eficiente. Leitos de retaguarda, sublinhou, sintetizam a grande necessidade do PS, que precisa ainda ser apoiado 100% pelo Estado. O sucateamento da rede de saúde termina se refletindo no Pronto Socorro de Cuiabá diretamente. Também se falou nessa reunião do impacto que a Copa 2014 já começa a trazer à Capital, e os possíves reflexos disso na Saúde. "Não podemos prescindir do apoio do Estado".

O deputado estadual Guilherme Estadual representou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na qualidade de membro da Comissão Permanente de Saúde do Parlamento, ele parabenizou o prefeito Chico Galindo pela iniciativa de discutir os problemas do Pronto Socorro e da Saúde de Cuiabá, como um todo, com o Conselho Municipal e outros segmentos sociais.  "Ao convocar o Conselho, prefeito Galindo, o senhor mostrou plena disposição de se abrir para estreitar relacionamento com a sociedade. Isto deveria acontecer mais vezes; é salutar esta discussão das políticas públicas que podem ser traçada para trazer benefícios gerais ao setor de Saúde".