13 de Maio de 2011 10h35

Jornalistas consideram que curso de aperfeiçoamento aprimora o trabalho da Secom

13/05/2011

Giovana Teixeira Duarte/Sme

Termina hoje (13-05) o curso de aperfeiçoamento em Assessoria de Imprensa para os jornalistas que atuam nas secretarias e órgãos do município. O encontro é promovido pela Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com o objetivo de aprimorar o trabalho desenvolvido pelos assessores.

Organizada em quatro módulos e ministrada pela professora mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Sônia Zaramella, a formação abordou os temas Cenários das Mídias e a Comunicação Integrada; Linguagem Jornalística e as Linguagens das Mídias, nos dias 5 e 6 de maio; Ontem (12-05) os assessores retomaram as características dos Textos para Jornal, Revista, Rádio, Televisão e Web. O conteúdo da aula de hoje são as Técnicas de Redação e Edição.

Entre as diversas dicas para a construção de um bom texto jornalístico, a professora considera a leitura a forma mais eficaz de amenizar os desvios em relação à norma culta da língua e, conseqüentemente aprimorar a redação. “A prática diária da leitura enriquece o leitor do ponto de vista do conhecimento e do vocabulário e, conseqüentemente, o ajuda a escrever de forma correta”.

Na avaliação da assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Márcia Caetano, a formação está sendo proveitosa e sinaliza o zelo da Secom com o trabalho desenvolvido pela prefeitura da capital. “É uma oportunidade que incentiva e valoriza nossa profissão. Temos que nos atualizar e dar à língua a importância que merece. Além do mais, nosso principal receptor, o munícipe, merece esse cuidado”.

O evento está sendo realizado no auditório “Eliana Rondon”, do Memorial da Água “Engº José Luiz de Borges Garcia”, localizado nas dependências da Estação de Tratamento de Água da companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), no bairro Quilombo.