IPTU 2011:Cuiabá concede isenção de IPTU para 14% dos imóveis cadastrados

O município de Cuiabá concede isenção no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para 14,34% dos imóveis cadastrados. São imóveis cujo valor venal é de até R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Isto significa que as pessoas de baixa renda, proprietárias destes imóveis não terão despesa com o IPTU. A Prefeitura de Cuiabá tem cadastrados 233.618 imóveis, sendo que 33.498 estão isentos.

Entre os imóveis tributáveis, 149.877 são residenciais. Deste total, 47.518, isto é 31,70% pagam até R$ 200,00 de IPTU, um valor considerado baixo, pago anualmente, e que ainda pode ser parcelado. Já os imóveis não residenciais (comércio e outros) que também pagam até R$ 200,00 de IPTU chegam a 8.219.

Somados os imóveis residências e os não residenciais, neste ano Cuiabá tem 55.737 imóveis que pagam de IPTU o valor mínimo, que chega até a R$ 200,00. Outros 43.495 (residências e não residenciais) têm como valor do Imposto, entre R$ 200,00 e R$ 400,00.  Já os terrenos tributáveis representam 50.243 dos imóveis cadastrados.

APOSENTADOS

Contribuintes aposentados também têm isenção. Aqueles que já obtiveram isenção no passado não precisam procurar a Prefeitura, uma vez que continuarão desfrutando do benefício até 2012. Os aposentados que forem apresentar o pedido de isenção pela primeira vez, devem procurar a Prefeitura de Cuiabá no período de 2 de maio a 30 de junho de 2011. Para ter o direito, a aposentadoria não deve ultrapassar o valor de três salários mínimos e possuir apenas um imóvel residencial, entre outras exigências.

DESCONTO

A Prefeitura de Cuiabá  está oferecendo um desconto de 20% no IPTU 2011 para quem pagar o imposto a vista, até o dia 10 de março.  Isto se o contribuinte não tiver débitos anteriores. Para ter direito ao desconto de 20% é necessário quitar os débitos relativos ao IPTU de anos anteriores. Havendo débito, o desconto cai para 10%.

O contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado. Será dado um desconto de 5% na primeira parcela paga também até o dia 10 de março. O IPTU 2011 pode ser parcelado em até oito vezes. O pagamento poder ser feito em toda a rede bancária .

• Mutirão da Conciliação oferece nova oportunidade a contribuintes que possuem débito com o Município

• Prefeitura entrega prêmios aos sorteados da Nota Cuiabana

• Prefeitura entrega prêmios aos primeiros sortudos da Nota Cuiabana

• Prefeitura divulga na 2ª feira os primeiros ganhadores da Nota Cuiabana