Internet gratuita já beneficia 1.400 usuários em Cuiabá

Foto: Luiz Alvez

A prefeitura de Cuiabá atende hoje 66 bairros da capital com o projeto “Internet para Todos”, um projeto mantido pelo Executivo Municipal em parceria com a empresa Stelmat, cujo objetivo é proporcionar inclusão digital com a qualidade, sem a necessidade de o usuário pagar assinatura mensal a provedores; basta que adquira uma antena e a direcione rumo a uma das torres. As torres de transmissão estão instaladas em 20 locais como os bairros Pedra 90, Tijucal e Doutor Fábio, atingindo vários outras comunidades no entorno dos pólos.

O programa tem mudado a realidade de vários bairros carentes, que antes não tinham perspectiva de acesso a essa tecnologia da informação. De acordo com a coordenação técnica do projeto, hoje existem 1.400 residências conectadas ao sistema gratuito de internet da Prefeitura de Cuiabá. O universitário Cristhiano Araújo, de 24 anos, se beneficia do projeto há três meses. “É muito útil porque me ajuda nas pesquisas da faculdade, ainda serve de lazer, pois costumo acessar sites de relacionamento como o orkut e msn”,  observa o jovem que mora no bairro 1º de Março.

Já a comerciante Carmem Augusta Rondon, optou por instalar esse tipo de internet em sua casa, no bairro Cidade Alta, porque além de ser gratuita, não necessita de linha telefônica para funcionar. Ela só reclama da lentidão do sistema quando precisa fazer “download” de vídeos. “Para outras coisas o sinal funciona muito bem”, salienta.

O professor da rede estadual José Augusto Soares de Abreu, morador do CPA IV, encontrou no projeto a ajuda que precisava para realizar suas pesquisas educacionais, tão necessárias na sua profissão. “Vale à pena investir no equipamento para receber o sinal, pois não precisarei pagar fatura mensal. Além disso, a velocidade é muito boa”, observa o educador.

O gerente do projeto, Dercy Gaeti, conta que são freqüentes os pedidos de instalação do projeto pela população que ainda não tem acesso às torres. “Muitas pessoas ligam diariamente querendo o benefício”, afirma. Segundo Gaeti, Cuiabá, como outras 65 cidades do Brasil, encontrou neste projeto a forma mais viável para permitir o acesso à informação e ao conhecimento às camadas de baixa renda. Municípios do Estado de São Paulo e Rio Grande do Sul oferecem serviço semelhante à comunidade. Brasília e Rio de Janeiro também possuem projetos parecidos.

O cidadão que estiver em uma das regiões que já tem o sinal do programa deve seguir três passos: precisa de um equipamento com uma antena, homologada na Anatel e um computador para o acesso; ao detectar o sinal, a pessoa deve se conectar à rede “internetparatodos”, seu equipamento receberá um IP (Protocolo de Internet); ao iniciar o seu browser (internet explorer, firefox e etc.) serão solicitados os dados de usuário e senha, e para que o acesso seja liberado o interessado deverá digitar os seguintes dados: usuário: internetparatodos e senha: internetparatodos.

O telefone de contato do projeto é o 3645 6290.

• SUGESTÃO DE PAUTA: Baile de Carnaval dos Idosos é nesta sexta-feira

• Idosos do CRAS Novo Colorado participam do projeto “Saúde Para Todos”

• Governo, Ouvidoria e Controladoria são os plantonistas neste final de semana

• Prefeitura de Cuiabá firma parceria para lançamento do Programa “Me Encontrei”