11 de Fevereiro de 2011 09h41

Indústria têxtil Vicunha inicia processo de instalação em Cuiabá

11/02/2011

Angela Jordão / Secom-MT

Em reunião do prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, com o governador Silval Barbosa, realizada ontem (10), foi confirmada a instalação da indústria Vicunha Têxtil em Cuiabá. O novo empreendimento é mais um passo para a criação de um novo pólo de industrialização promovendo o avanço da economia e o desenvolvimento sustentável de Cuiabá e Mato Grosso.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, a reunião definiu os papeis da prefeitura e do Governo do Estado na promoção da instalação da nova indústria. “A reunião definiu efetivamente a vinda da indústria Vicunha para Cuiabá e Mato Grosso, inclusive os papéis de cada um. O Governo estuda, inclusive, a possibilidade de ajudar a Prefeitura de Cuiabá naquilo que for necessário para a implantação da Vicunha”, ratificou o secretário.

O prefeito Francisco Galindo destacou a parceria extremamente positiva entre Prefeitura e Governo do Estado, principalmente para população da capital. “É uma parceria que está dando certo e vamos colher frutos em um curto espaço de tempo, que será bom para Cuiabá, para o Estado e para o País”. Ele informou que o terreno de 60 hectares foi doado pelo Município, num investimento de R$ 6 milhões. “O Governo do Estado vai ajudar a prefeitura na realização do tratamento dos resíduos produzidos pela indústria”, disse Galindo.

A Vicunha Têxtil fará um investimento de R$ 350 milhões em um período de três anos. “Estes investimentos vão circular em Mato Grosso, em termos de implantação dessa indústria, com uma geração de dois mil empregos diretos podendo chegar até o ano de 2018, num cronograma de aperfeiçoamento e redistribuição da cadeia produtiva, até seis mil novos empregos”, destaca Pedro Nadaf.

O diretor da Vicunha Têxtil, João Oliveira Cesário, revelou que o terreno já foi escolhido e que agora se inicia a fase de saneamento do local, com a implantação do tratamento e captação da água. “Antes de iniciar a construção, temos que ter o compromisso que toda água a ser captada será devolvida ao rio Cuiabá. Somos uma empresa que se preocupa com o meio ambiente. Estamos no processo do tratamento da água. Sem essa etapa não dá para dar início à construção da fábrica”, explicou.

João Oliveira recapitulou que, em março de 2010 foi assinado entre a indústria e o Governo um protocolo de intenções para a implantação da indústria em Mato Grosso. “Hoje estamos dando continuidade ao combinado. O compromisso do Governo e Prefeitura já está adiantado”, disse o diretor da Vicunha. O prazo para início da produção é 2013, mas que há pressa por parte da empresa em acelerar a construção. “Tão logo tenhamos essa infraestrutura e saneamento concluídos, iniciaremos a produção”, completou.

A escolha de Mato Grosso para receber a indústria se deve ao fato do Estado possuir logística para o transporte pelo trajeto Sul/Sudeste e Nordeste do País, considerando ainda o preço do frete, encurtando as distâncias entre o Centro-Oeste e as outras regiões brasileiras. “A logística e os incentivos fiscais que o Governo está nos concedendo deixarão a operação bem mais rentável. Tínhamos muito interesse em implantar a fábrica aqui”, João Oliveira Cesário.