28 de Dezembro de 2010 11h26

Inaugurada em março, ETA Tijucal é uma das obras mais importantes em Cuiabá nas últimas décadas

28/12/2010

Ângela Jordão e Neila Barreto - Assessoria Secom C

Retrospectiva 2010

A ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) Tijucal é uma das mais importantes obras realizadas em Cuiabá nas últimas décadas. Obra essencial para sanar um grande problema da capital, a falta de água tratada. A ETA Tijucal Sátyro Phol Moreira Castilho foi inaugurada em março deste ano e quando estiver funcionado com 100% de sua capacidade, integrada às redes de distribuição, irá promover a universalização da água no município.

Assim que foi inaugurada, a ETA Tijucal passou a fornecer água de qualidade para aproximadamente de 50 mil cuiabanos, dos bairros Pedra 90, Osmar Cabral, Fortaleza, Vila Nova, Novo Milênio, Liberdade, São João Del Rey e do Nova Esperança. Com a extensão da rede e construção de novas adutoras, a capacidade de atendimento será ampliada para mais de 150 mil pessoas de diferentes regiões de Cuiabá.

A Estação de Tratamento de Água do Tijucal está situada próxima ao bairro São João Del Rey e sua captação de água bruta vem do rio Coxipó. A obra toda da ETA inclui extensão de rede, decantadores, motores, floculador, captadores, casa de química, reservatórios, adutoras e subadutoras, ao custo total de R$ 42 milhões.

A OBRA

Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), planejou a ampliação da ETA Tijucal em 2005, projetando a duplicação das plantas industriais e a construção de mais uma unidade de 500 l/s. Com a obra, a prefeitura de Cuiabá está promovendo a universalização do abastecimento de água em Cuiabá, pois a sua intercessão com os outros sistemas antigos permitirá eliminar a intermitência no abastecimento.

O Ministério das Cidades, no ano de 2005, alocou para a Prefeitura Municipal de Cuiabá, através de emenda parlamentar, recursos de R$ 11.227.125,00. Estes recursos foram destinados ao início da ampliação do complexo produtor de água da região do Tijucal e adjacências com a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) convencional em concreto com capacidade de 500 l/s, reservatórios para acumulação de água tratada, estações elevatórias, casa de química, otimização da captação de água bruta existente adequando-a a nova vazão, execução da adutora de água bruta, além da reforma e recuperação das unidades existentes na área de tratamento.

Com os 500 l/s adicionados ao sistema através da construção da ETA, mais de 75 poços artesianos (que supriam o abastecimento de água necessário) estão sendo desativados. Isto significou uma redução imediata do custo operacional para a Sanecap, já que a manutenção dos poços era o grande gargalo da Sanecap. O problema dos poços era o custo com energia elétrica, que será sanado.  A ETA também elimina a intermitência do sistema, visto que alguns bairros chegavam a ficar até dois dias consecutivos sem abastecimento de água em período de seca.

A Sanecap elaborou um estudo e concluiu que as adutoras de água tratada existentes não atendem às condições hidráulicas de funcionamento, pois já estão operando no seu limite e com alternância nas linhas de abastecimento. Para adequar o sistema existente a esse incremento de vazão desativando os poços, estão sendo implantadas novas adutoras de água tratada paralelas às existentes.

A Sanecap projetou todos os reservatórios da área da ETA Tijucal em um total de 04 (quatro) unidades, com níveis monitorados por células capacitivas, que permitem ao operador gerenciar os níveis com precisão milimétrica.

A ETA do Tijucal também é dotada de grandes elevatórias, sendo a existente denominada Elevatória (l) e a nova Elevatória (2).  Já na rede de distribuição sensores de pressão estrategicamente instalados fornecerão informações vitais à operação da distribuição de água, permitindo que as ações de manutenção preventiva e ou corretiva possam anteceder a reclamações de falta de água e/ou rompimento de tubulações nas áreas monitoradas.