Seminário do Rádio

A Prefeitura de Cuiabá é parceira na realização do “II Seminário Mato-grossense de Rádio – 90 anos transmitindo informação e cultura”, que será realizado no próxima sexta-feira,  dia 09 de novembro. O Seminário é o maior evento sobre rádio da região Centro Oeste. O evento integra as festividades alusivas ao dia do radialista, comemorado anualmente em 07 de novembro. Já o aniversário de 90 anos do rádio foi celebrado no dia 25 de setembro. A primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu em 07/09/1922, em comemoração ao centenário da independência do país.

O evento, promovido pelo Escritório do Rádio em conjunto com vários parceiros, será realizado no Auditório da OAB/MT, no horário das 08:00 às 23:00h. A prefeitura de Cuiabá está apoiando a realização do Seminário por meio das Secretarias Municipais de Comunicação, de Educação e de Cultura.

O seminário tem como finalidade fortalecer o rádio como veiculo de divulgação de informações, cultura e entretenimento; valorizar o rádio como um dos mais importantes veículos de comunicação de Mato Grosso; fomentar medidas de fortalecimento do rádio como meio de comunicação de massa.

“O rádio tem um papel social fundamental, agindo como um instrumento de transformação social. É também o veículo de comunicação mais popular que existe, o que está mais próximo da população. No interior, por exemplo, é o rádio quem manda em termos de comunicação”, destaca o jornalista Jurandir Antonio Francisco, da comissão organizadora do Seminário.

Programação

O “II Seminário Mato-grossense de Rádio – 90 anos transmitindo informação e cultura”, vai reunir jornalistas, radialistas, estudantes de comunicação social, representantes de emissoras de rádio da capital e do interior e amantes do rádio.

Além das atividades específicas, palestras, mesa redonda, lançamento de livros e debates envolvendo o veículo rádio, o evento tem na programação a apresentações culturais regionais e show nacional.

O encontro será aberto com a palestra sobre “O Rádio no Brasil – 90 anos transmitindo informação e cultura”. Outro tema em analise será “A Publicidade no Rádio”. A proposta é refletir sobre a qualidade das peças produzidas para veiculação no rádio e avaliar o potencial do mercado publicitário. Aprofundar as discussões e delinear caminhos para que o veículo rádio possa ampliar sua participação na verba publicitária.

A programação vai dedicar espaço ainda para a apresentação de “Experiências exitosas no Rádio em Mato Grosso”. Uma oportunidade para valorizar o trabalho de empresas, organizações governamentais e não governamentais que investem no rádio como veiculo de divulgação de informações.

À tarde os trabalhos seguem com a palestra sobre o “A Força Jornalismo Esportivo”, um tema pertinente já que Cuiabá será sede da copa do mundo. Outro tema que será abordado no encontro será “As perspectivas do Rádio Como Mercado de Trabalho”, durante o painel “Proseando sobre o Rádio em Mato Grosso”.

O encerramento do “II Seminário Mato-grossense de Rádio” será à noite. às 21:00 h, com a solenidade de entrega do “Troféu Nhô Boró”, em homenagem a profissionais que dedicaram boa parte da vida para construir a história do rádio em Mato Grosso.

O evento termina em alto astral com um voo cultural pelo país que mistura música, humor e histórias do rádio no Show “Não Recuse Imitações” com o radialista e humorista Beto Hora, na mesma data , a partir da 21:00 h, também no auditório da OAB/MT.

As inscrições para o Seminário são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo site: www.mtviaradio.com.br (clik no banner do evento)

Mais informações:

Facebook.com/seminarioderadio

Acesse o site www.mtviaradio.com.br (clik no banner do evento)

• Enfrentamento ao tráfico de pessoas durante a Copa é tema de seminário

• Nota de esclarecimento - Pagamento de salários

• Artigo - A reputação e seu labirinto

• Seminário debaterá regularização fundiária e habitação de interesse social em Cuiabá

• Prefeitura realiza 1º Seminário de Regularização Fundiária e Habitação de Interesse Social de Cuiabá

• Nota à Imprensa - Tarifa transporte coletivo

• Nota à imprensa

• Prefeitura integra Seminário por Pacto pela Alfabetização em Mato Grosso