Guia se prepara para receber Projeto Lavoisier

No distrito da Guia (a 30 quilômetros de Cuiabá), um dos segmentos de futura atuação do Projeto Lavoisier, a Coleta Seletiva do Lixo pode mudar a realidade ambiental daquela região e trazer benefícios de renda e maior qualidade de vida à comunidade em gera. A declaração foi feita ontem (30-11) pelo subprefeito Orlando Alves Coutinho, que destacou o projeto Lavoisier como o que visa a proporcionar a todas as classes sociais acesso a serviços e produtos relacionados à saúde, com qualidade e tecnologia atualizados.

"A Guia se prepara para receber um dos projetos Lavoisier, que trata da Coleta Seletiva, ou seja: transformar o lixo em renda para investimentos locais, em parceria com a comunidade. Esse projeto pretende despertar nas pessoas um sentimento de responsabilidade universal em relação ao meio ambiente, ou seja, conscientizá-las sobre os riscos que a natureza sofre por irresponsabilidade de milhões de pessoas. A degradação ambiental está à vista de todos, e é preciso que se estabeleçam ações para neutralizar os impactos que têm ferido de maneira letal grande áreas vitais do Planeta. Uma das ações positivas reside na Coleta Seletiva do Lixo", disse o su-pefeito.

O Projeto Lavoisier já foi encaminhado por Orlando Coutinho ao prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, para concepção prática deste empreendimento na Guia. Ele esclarece que já existe material básico disponível para iniciar os trabalhos do Lavoisier, facultados pelo Projeto Aprender Fazendo. "Falta alguns equipamentos, a exemplo de caminhão, cartilhas para serem distribuídas à população, entre outras coisas simples. Então, acredito ser fácil desdobrarmos o Projeto da Coleta Seletiva do Lixo no Distrito da Guia, o que gerará renda para investimentos locais".

A ideia é transformar a Guia num Projeto Piloto desse segmento, paralelamente resolvendo o problema do lixo local. "A Subprefeitura da Guia não possui dotação orçamentária. Com a implantação deste projeto, resolveremos o acúmulo do lixo, por ora descartado de forma indiscriminada, para torná-lo um investimento de sucesso, de renda. Nosso objetivo é justamente este. Com recursos à mão, a Guia pode se dar ao luxo de implantar outros projetos menores, adquirindo luminárias, equipamentos (máquinas, caminhões) e tudo que for necessário ao distrito. O Lavoisier abre enfim inúmeras perspectivas".

Orlando recomenda que as pessoas entrem em contato com ele, em caso de dúvidas, pelo telefone (65) 3353.4211, ou pelo e-mail orlandocoutinho@bol.com.br. "O que é o lixo? O que é coleta seletiva? Como colaborar com o projeto?" - enumera. "São indagações que a comunidade pode fazer e ter respostas objetivas a respeito".

• Prefeitura de Cuiabá investirá R$ 14 milhões em coleta seletiva

• Prefeitura notifica empresa e coleta de lixo é retomada

• Prefeitura de Cuiabá implanta coleta seletiva no bairro Morada do Ouro

• SUGESTÃO DE PAUTA: Lançamento de projeto de coleta seletiva de lixo