28 de Dezembro de 2010 16h00

Guia define projeto urbanístico para beneficiar idosos

28/12/2010

João Carlos Queiroz - Assessoria Secom Cuiabá

A Subprefeitura da Guia idealizou uma alternativa que, afirma, será eficaz para facilitar o deslocamento de pessoas idosas até à pequena praia do distrito, localizada na área central, próxima aos principais barzinhos da comunidade. A proposta do órgão é apresentar esta semana ao IPDU o esboço de projeto urbanístico destinado à construção de escada adequada de acesso à praia, suporte inexistente para facilitar o deslocamento de idosos.

Ao longo dos anos, segundo o subprefeito Orlando Coutinho afirmou hoje (28-12), essa praia tem sido o ponto de encontro tradicional dos comunitários nos finais de semana e feriados, sem contar o número crescente de visitantes da Capital e outras cidades próximas. Coutinho não se conforma que os membros da terceira idade se limitem hoje simplesmente a assistir a movimentação de banhistas na praia, sem que tenham condições de descer até lá. O trecho em questão é estreito e escorregadio. Sem falar nas pedras, na possibilidade de que se escorreguem nelas e se acidentem gravemente".

Ele disse ainda que esse segmento também tem direito de se divertir. “Querem ter contato com a areia, água... Em resumo, o projeto urbanístico objetiva isto. O acesso à praia seria facilitado por meio de escada adequada, construída em formato acessível. É aí que entra o trabalho do IPDU, do secretário Sílvio Fidelis, a quem vamos apresentar o esboço do projeto, e do secretário Paulo Borges (Seminfe), que esteve 'in loco' visitando o espaço, já com o propósito de conceber o futuro projeto", explicou.

Orlando informou ainda que, em fevereiro próximo, serão iniciadas as aulas da Escolinha de Informática do Distrito da Guia, gratuito à comunidade. A Subprefeitura já dispõe de três computadores novos, equipamento resultante de parceria com a Informática Qualifica, de Minas Gerais. As inscrições já podem ser feitas na Subprefeitura da Guia a partir de fevereiro próximo, no horário comercial.