15 de Fevereiro de 2011 12h45

Governador anuncia recursos de R$ 1,5 milhão para reforma do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá

15/02/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, fizeram uma visita ao Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSC) na manhã desta terça-feira (15-02). Ao final da visita, o governador anunciou que o estado repassará ao município de Cuiabá recursos no valor de R$ 1,5 milhão, destinados a reforma da ala de baixo do HPSC, que depois de concluída acrescentará ao Hospital e Pronto Socorro mais 85 novos leitos.

A reforma já havia sido iniciada pela Prefeitura de Cuiabá, que estava utilizando recursos próprios. Agora, com o convênio com o estado, a Prefeitura terá recursos para equipar toda a ala que está sendo reformada e ampliada. O governador disse que este é apenas o primeiro convênio, e que muitos outros ainda serão firmados entre Estado e município para investimentos na área da saúde.

O objetivo é resolver os problemas de atendimento no setor que atingem Cuiabá, gerados principalmente pela grande demanda. O atendimento a saúde em Cuiabá, especialmente no HPSC, tem uma grande demanda devido aos pacientes oriundos de Várzea Grande e do interior do estado.

Destacando a sensibilidade do governador Silval Barbosa em ajudar Cuiabá a resolver o problema no setor, o prefeito Francisco Galindo disse que os 80 novos leitos ainda não são suficientes solucionar o problema, mas ameniza. O prefeito informou, ainda, que está em busca de mais recursos, para a construção de mais 65 leitos. Uma emenda parlamentar da ex-senadora Serys Slhessarenko, já garantiu R$ 2,3 milhões para nova reforma e ampliação do HPSC.

“Estamos na segunda etapa da reforma e ampliação. Até o final deste ano, já teremos concluído a terceira etapa. Hoje é um dia muito importante para Cuiabá. O governador Silval Barbosa demonstrou sensibilidade. Ele está preocupado e buscando soluções para o problema da saúde em nossa capital”, destacou Galindo.

A prefeitura de Cuiabá tem como projeto usar a área ao lado do HPSC – onde antes funcionava uma escola estadual - para fazer a ampliação da unidade. O governador informou que está buscando uma solução jurídica (o terreno é uma propriedade privada) para resolver a questão da área, que será cedida ao município.

Além dos recursos de R$ 1,5 milhões, Silval Barbosa destacou outras ações visando solucionar o atendimento a saúde na capital. Serão destinados recursos para ampliação do Hospital Santa Helena, que presta atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde), e que permitirão a instalação de 80 novos leitos hospitalares. Outra medida será a inauguração do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, que terá a capacidade de 60 leitos.

O governador também prometeu investimentos nas unidades de saúde do interior de Mato Grosso, como o Hospital Regional de Sinop. “Estamos trabalhando o fortalecimento da área da saúde. Saúde é prioridade no meu governo. Estamos tomando medidas para solucionar os problemas de Cuiabá, que atende todo o estado. Mesmo com toda as dificuldades, a Prefeitura de Cuiabá não tem se recusado a atender ninguém. Queremos agradecer o prefeito Francisco Galindo”, ressaltou.