20 de Julho de 2011 10h00

Galindo garante que empresa que vencer licitação assumirá dívida da Sanecap

20/07/2011

Rosane Brandão/PMC

Durante entrevista à imprensa na tarde desta terça-feira (19-07), a respeito da Lei que cria a Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (AMAES-Cuiabá), o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, afirmou que não vai abrir mão da exigência de que a empresa que assumir os serviços de água e esgoto  assuma também toda a dívida da Sanecap. Além disso, terá que destinar, no mínimo, R$ 100 milhões para serem aplicados no programa Poeira Zero, para pavimentação de ruas de bairros da capital, e a garantia de todos os direitos trabalhistas dos servidores. Galindo garantiu que “não há dúvidas de que 80% a 90% dos servidores serão aproveitados”.

Sobre a questão da privatização e do aumento da tarifa de água, o prefeito explicou que a informação chegou de forma errada à população. “Nada foi ou será privatizado, a Constituição Federal não autoriza privatização, portanto nenhum centavo será cobrado a mais, a água permanecerá com a mesma tarifa. A única coisa que vai mudar em Cuiabá é a qualidade de vida da população”.

O prefeito explicou que a intenção é solucionar o problema da água em até três anos e o de esgoto no máximo em 10 anos.  Com o dinheiro que é repassado ao município, a Prefeitura levaria exatamente 134 anos para solucionar esses problemas. “Os R$ 240 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, que serão destinados para Cuiabá vão ajudar, mas não serão suficientes para solucionar em definitivo o problema. Por isso estamos tomando essa atitude”, ressaltou o prefeito.

O próximo passo agora, segundo ele, é elaborar o edital que vai tratar das diretrizes e a forma com que os serviços de água e esgoto no município serão direcionados. “O que vai prevalecer é o que o teor do edital, que será elaborado a partir de discussões entre a sociedade, sindicato, Ministério Público, Tribunal de Contas, poder público, empresários e movimento comunitário, ou seja, com toda a população cuiabana. Vamos garantir que ninguém saia prejudicado”, afirmou Galindo.

A expectativa, conforme o gestor cuiabano, é que dentro de 45 dias, ou seja, até o final do mês de agosto, o edital esteja pronto para ser aberto para discussões com a sociedade cuiabana. Provavelmente a concessão, segundo o prefeito, será de 20 a 30 anos, tempo médio em que a maioria das empresas brasileiras trabalha sob esse formato.

“Não queremos outros 40 anos de descaso com o saneamento em Cuiabá. Nesse período o que avançou foram apenas 28% do esgoto coletado e 20% tratado. Eu não estou satisfeito, por isso quero mudança”, concluiu Galindo, se referindo ao período em que o serviço de saneamento de Cuiabá ficou sob o controle do estado e depois do município.