28 de Outubro de 2010 16h54

Galindo comemora aprovação de Planta Genérica na Câmara

28/10/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, considerou hoje (28-10) uma data muito especial em decorrência da aprovação, pela Câmara Municipal, da nova Planta Genérica do Município, responsável pela correção nos valores do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano. "É muito importante essa decisão do Legislativo, pois estabelece patamares de cobrança do IPTU coerentes com o real valor dos imóveis da Capital. A última correção venal aconteceu em 2007, e de lá pra cá não houve mais nenhum reajuste. Com essa decisão da Câmara, em 2011 já teremos reflexos positivos nas finanças da Municipalidade, praticamente isentando-se a carga de dívidas acumulada, o que já traz muito alívio".

Com referência à exposição técnica do presidente da Agecopa, Yenes Magalhães, sobre os reflexos dos empreendimentos da Copa do Mundo em Cuiabá, Chico Galindo destacou estar ciente destas mudanças. "São empreendimentos estruturais que tendem a moldar nossa cidade num formato futurista, com avanços progressistas de décadas. Fico feliz com essa parceria do Município e Agecopa. Em 2014, data do maior certame mundial de futebol, Cuiabá será uma nova cidade. E os avanços não param por aí. Em meu nome, da Prefeitura e de todos os habitantes da Capital, agradeço o empenho da Agecopa em trazer a um plano prático de obras tão sonhadas pela população".

O presidente da Agecopa disse que a entidade se sente segura e motivada com a parceria firmada com a Prefeitura de Cuiabá, voltada à Copa 2014. "Quem toma a decisão final na cidade é o prefeito.Tenho dito que o Plano de Mobilidade Urbana tem extensa conotação social, pois engloba não apenas carros, mas pedestres, motociclistas, ciclistas, etc. E volto a repetir: os próximos dois anos serão de caos nessas duas cidades, Cuiabá e Várzea Grande. Se tudo correr bem, talvez os empreendimentos sejam concluídos a tempo de sediar a Copa das Confederações, espécie de teste da Copa do Mundo".

Ele informou ainda que a nova sede da Agecopa, agora no prédio do Moitará Center, pode abrigar tranquilamente 300 pessoas. "Lá nós disponibilizaremos salas para os representantes de cada órgão envolvido na realização da Copa. Isto favorece a tomada de decisões, sem perda de tempo com burocracias. Tudo que precisar ser feito, a Agecopa fará. Já decidimos convocar os membros do Conselho da Copa para discutir a Região Metropolitana (Cuiabá/Várzea Grande), além de realizar uma Audiência Pública dia 19 próximo na Assembleia Legislativa, quando os projetos da Agecopa serão oficialmente apresentados à população". Outra reunião similar entre Agecopa/Prefeitura deve acontecer na próxima semana, informou Yenes Magalhães.