14 de Julho de 2010 16h14

Galindo anuncia ação emergencial para coleta de lixo na Capital

14/07/2010

Luiz Cesar de Moraes-Sec. Adj. de Comunicação Soci

O prefeito de Cuiabá, Francisco Bello Galindo Filho, admitiu hoje que uma falha na elaboração do edital da licitação para a escolha da empresa de coleta de lixo da capital provocou o cancelamento do processo. “Mas nós já estamos trabalhando para sanar esta falha e publicar o edital o mais rápido possível”, disse. O cancelamento, segundo ele, “foi em razão de a prefeitura agir de acordo com rígidos critérios da legalidade”, acentuou.

No entanto, este ligeiro atraso não vai prejudicar o serviço de coleta de lixo da cidade, como garante o prefeito Chico Galindo. Ele disse ter optado por uma ação emergencial com a contratação de 16 caminhões de coleta de lixo, que chegam a Cuiabá na próxima segunda-feira (19-07) e começam a operar no dia seguinte (20-07). Metade desse total (oito caminhões) tem capacidade de 19 m³ de lixo, enquanto que a outra metade suporta até 15 m³.

Chico Galindo explicou que ao optar pela ação emergencial a prefeitura também conseguiu reduzir os custos e melhorar a qualidade do serviço, considerando que a coleta de lixo, que antes era feita com apenas 12 caminhões, agora passa a ser realizada com 16 caminhões. O serviço emergencial ampliará a capacidade de coleta de lixo da Capital em torno de 50 por cento.

“A ação emergencial de coleta de lixo da capital assumirá 100 por cento dos roteiros mapeados pela Secretaria de Infraestrutura”, concluiu o prefeito. Conforme o prefeito cuiabano, com o sistema de aterro sanitário a cargo da Sanecap, e a coleta de lixo a cargo da Prefeitura, o município terá uma economia mensal de meio milhão de reais e mais qualidade na prestação dos serviços junto à população.