08 de Janeiro de 2014 16h53

Força Municipal de Segurança começa a atuar no início de fevereiro

08/01/2014

Euziany Teodoro

A Força Municipal de Segurança de Cuiabá começará a atuar no dia 10 de fevereiro no entorno de escolas públicas e feiras livres. O convênio foi assinado hoje (08) pelo prefeito Mauro Mendes, secretários de Segurança Pública estadual e municipal e comandantes militares.

No total, dez viaturas personalizadas estarão à disposição da Força Municipal. As equipes serão formadas por policiais militares, policiais civis e bombeiros que optarem a trabalhar em seu período de folga, sendo remunerados pela Prefeitura de Cuiabá.

As inscrições começam nesta quinta-feira (09) e deverão ser feitas nos batalhões ou pontos de serviço de cada corporação.

No dia 10 de fevereiro, a segurança começa a atuar nas portas e entorno das escolas públicas municipais e estaduais, a fim de erradicar a criminalidade que se aproxima de crianças e adolescentes.

“É muito vantajoso já ter profissionais treinados para atuar como policiais, mas, além disso, a Secretaria Municipal de Apoio à Segurança vai orientar as equipes sobre como agir com esse público”, explicou o secretário de Segurança de Cuiabá, Tenente-Coronel Eduardo Henrique de Souza.

No mesmo dia, também haverá viaturas nas feiras livres da cidade, locais em que um grande fluxo de pessoas costuma estar presente.

Já no dia 24 de fevereiro, após um levantamento que já começou a ser feito para apontar os pontos mais críticos, a Força Municipal de Segurança também passará a atuar em unidades de saúde.

“Estamos tomando a responsabilidade, como poder público, de ajudar no policiamento da nossa cidade e fazermos dela um exemplo a ser seguido. É a melhor maneira de usar os tributos pagos por nossa população: coibindo a criminalidade, uma das três principais reivindicações das pessoas em todo o país”, afirmou o prefeito Mauro Mendes.

O Secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, reconheceu e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. “Sei que este é um objetivo do prefeito Mauro Mendes desde que assumiu o cargo de prefeito. É uma ação importante para todos: aos policiais, que podem aumentar a renda de sua família, à sociedade, que vai ter a sensação de segurança e mais confiança para transitar pela cidade e ao poder público, que juntos podemos evitar grandes transtornos”, avaliou.