04 de Agosto de 2010 08h00

Euclides diz que pavimentação e drenagem melhoram qualidade de vida da população do Pedra 90

04/08/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Titular da Seminfe afirma que as obras de drenagem e pavimentação que a Prefeitura toca na região do Grande Pedra 90 já asseguram maior qualidade de vida às comunidades periféricas, somando-se
a outros empreendimentos estruturais do Município

A Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado em tempo integral para resolver os problemas mais graves da Capital, dando ênfase às áreas de saneamento e pavimentação asfáltica, disse hoje (03-08) o secretário Euclides Santos, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura - Seminfe. O objetivo, como explicou, é desenvolver as ações necessárias para que a Capital tenha uma estrutura compatível com as necessidades atuais, com vistas aos problemas que vão aparecer nos próximos anos. "Até mesmo por conta do certame da Copa do Mundo 2014, quando o inchaço populacional de Cuiabá será inevitável, o que causará mais demandas, exigindo maior empenho do Poder Público em áreas distintas", explicou.

O secretário sublinha que essa é uma das preocupações do prefeito Chico Galindo, que no seu entender " tem visão futurista e está empenhado em estruturar Cuiabá para enfrentar o futuro sem nenhuma consequência imprevisível de sobrecarga', como descreve. E justamente por prever estas demandas, ele salienta que "busca-se hoje instrumentalizar adequadamente a máquina municipal, a fim de cumprir as metas estabelecidas. Solucionar aos poucos as atuais demandas estruturais da Capital, a exemplo do que acontece em alguns bairros e na área central é um mecanismo eficiente para minimizar as exigências de agora e, com certeza, de alguns anos à frente. Por sinal, bem próximos", segundo ele.

Ele assegura que esse trabalho de infraestrutura a cargo do Município no Grande Pedra 90 (drenagem, pavimentação, etc.), desencadeado ainda em outros polos regionais, responde questões que as regiões periféricas registram frequentemente. "Muito já foi feito na gestão anterior, sabemos, e a sociedade, em geral, também é ciente disso. Mas, por mais que o prefeito Chico Galindo trabalhe agora - e ele tem essa perspectiva de atuar com determinação para solucionar tudo aquilo que aflige a população da Capital -, o amanhã representa nova realidade. E é aí que os problemas surgem e exigem iniciativas por vezes inéditas à situação confrontada nos dias atuais".

Na análise do secretário Euclides, empreendimentos do gênero são fundamentais à concepção de uma sociedade plenamente atendi da pela gestão pública. Proporcionalmente, conclui, "as comunidades inseridas no Grande Pedra 90 e em regiões diversas da Capital já apresentam atualmente uma realidade diferenciada do lado caótico que enfrentavam há décadas, a maioria delas em processo conclusivo de saneamento básico, com mais asfalto, luz, água... Também por lá, a despeito de todas os problemas comuns em qualquer segmento comunitário, o progresso começa a moldar o dia a dia das pessoas de acordo com suas reivindicações, seja na parte logística (transporte, moradias) e, também, em setores afetos. Falo, em resumo, de maior qualidade de vida".

Para o encarregado das obras da Prefeitura no Nova Esperança III, Ronaldo Soares, o 'Bigode', que acompanha o desenrolar diário das obras, cerca de 65% do trabalho já pode ser apontado como concluído. "Compactamos agora a base. São oito mil metros prontos para serem impermeabilizados com 'banho' de lama asfáltica. Toda a  parte de drenagem no bairro já foi finalizada, e o canal  às margens da Br-364, captador, está igualmente adiantado"