EMB Ranulfo Paes de Barros sedia 1ª. Fase Olimpíada Cultural Cuiabana

Foto: Pipo Figueiredo

Com as presenças da secretária adjunta de Educação de Cuiabá, Julieta Domingues, e do secretário municipal de Cultura, professor Sérgio Cintra, teve início hoje (10-09) à tarde, na EMB Ranulfo Paes de Barros (Santa Isabel), a fase inicial da Olimpíada Cultural Cuiabana, iniciativa da Prefeitura da Capital. A diretora do educandário, Eby Regina Bezerra Ito de Araújo, explicou que esta primeira etapa se constitui de provas de múltipla escolha, com 20 e 30 questões, aplicadas por categoria escolar (7o. e 9o. ano). Constaram dos testes, além da história da Capital e suas tradições, questões relativas à nova ortografia brasileira.

Conforme o prefeito Chico Galindo, resgatar a cultura cuiabana e mato-grossense é importante, porque a evolução do Estado começa a apagar tradições importantes no contexto histórico. Ele lamenta que grande parte disso hoje esteja engavetado na memória popu lar, por conta dos tempos modernos. "Nada melhor do que envolver estudantes para alardear riquezas tão destacadas, preciosidades únicas. São elas que fazem Cuiabá e Mato Grosso brilhar intensivamente, seja aqui e em outros lugares".

A 1a. Olimpíada Cultural Cuiabana acontece graças à parceria entabulada entre as Pastas da Cultura e Educação, sendo composta de três fases. Participam desse evento 37 escolas de Cuiabá, 3.200 alunos. Cada escola escolherá os seis melhores alunos, com base nas provas aplicadas hoje, que vão disputar com as demais do Município, por região (segunda fase), nos próximos 40 dias. Os vencedores (terceira fase) serão premiados, educandários e estudantes.

Para dois dos participantes, Damiany de Almeida Silva, 15 anos, e Alisson Almeida, 13 anos, as provas não foram difíceis, 'até interessantes'. Ambos dizem ter ficado curiosos diante das novas regras ortográficas e em relação à história de Cuiabá. "Tem coisas que não sabíamos, nem imaginava que existiram", disse Damiany, já sonhando em ser contadora. Já Alisson, igualmente animado, afirma que chegará às fases seguintes, 'porque quero vencer'. Adianta que seu projeto profissional é obter um diploma de Medicina.

Indagado sobre a importância da realização dessa Olimpíada Cultural, o professor Sérgio Cintra, titular da Secretaria Municipal de Cultura, salientou que a cultura cuiabana vem desaparecendo com celeridade preocupante. "Uma cidade de 300 anos não pode deixar que suas tradições culturais pereçam. Daí o objetivo de levarmos a efeito um evento voltado ao resgate dos costumes locais, do seu povo, o que inclui roupas, danças, gastronomia, sotaque, cores da bandeira, etc. Resgata-se, assim, a cidadania. A ideia do prefeito Galindo é realizar, em 2011, uma olimpíada entre as escolas municipais e estaduais".

• Município resgata patriotismo nas escolas com execução de hino nacional

• Escola Marechal Rondon realiza feira pedagógica e cultural

• Escola Octacílio Sebastião promove Feira Científica e Cultural

• Encontro nacional vai estabelecer prioridades para o setor da Cultura