29 de Novembro de 2010 16h05

Distritos da Guia e Aguaçu formam mão de obra para indústria de cimento

29/11/2010

João Carlos Queiroz/SECOM/Cuiabá

Por meio do Sebrae e Senai (responsáveis pela parte pedagógica), e sob a coordenação das Subprefeituras dos distritos da Guia e Aguaçu, 565 trabalhadores daquela região serão capacitados gratuitamente para trabalhar na construção da nova usina de cimento do Grupo Votorantim. A previsão é de que, em julho de 2012, a nova unidade industrial do grupo já inicie 100% de suas operações em Cuiabá, quando contratará mais 650 funcionários, desta vez para os setores administrativos.

As inscrições se encerram no próximo dia (05-12), e podem ser feitas nas sedes das Subprefeituras da Guia (Rua Vicente Figueiredo, 469 - centro) e Aguaçu (Avenida Bom Jesus, 178), das 7 às 11 e das 13 às 17 horas, informam as subprefeituras. Já as provas acontecem entre os dias 11 e 12 de dezembro. "Vamos disponibilizar os resultados no dia 16 de dezembro", disse Andriete Silva Arruda, da Subprefeitura da Guia.

Ela informou que o Grupo Votorantim definiu algumas exigências para aceitar a matrícula dos trabalhadores nos cursos e candidatos aos quadros operacionais da futura usina. "Qualquer um pode se inscrever, desde que tenha idade acima de 18 anos e tenha concluído a 4ª série do Ensino Fundamental. Para a oficialização da matrícula nestes cursos também se exige que o trabalhador resida num desses distritos ou more a até
30 quilômetros de distância da Guia ou Aguaçu".

O trabalhador também precisa ter disponibilidade de tempo para concluir os cursos, podendo optar por frequentar as aulas no período matutino, vespertino e noturno.

Uma vez que os cursos destinam-se a qualificar os trabalhadores para construir a nova usina de cimento do Grupo Votorantim em áreas distintas, ressalta Andriete, a carga horária é variável. "A previsão é de que esses cursos sejam concluídos em dois e quatro meses. Por exemplo: armador de estrutura e carpinteiro de forma (100 horas); eletricista industrial e montador industrial (300 horas - quatro meses); mecânico montador (300 horas - quatro meses); pedreiro (200 horas - dois meses); e soldador industrial (100 horas - dois meses). É importante que todos tenham documentos atualizados e em bom estado de conservação, além de fotografias 3x4".

O subprefeito da Guia, Orlando Alves Coutinho, destacou os dividendos sociais da implantação de uma unidade industrial do porte das demais criadas pelo Grupo Votorantim em todo o País. "Uma nova fábrica da Votorantim na região que compreende os distritos da Guia e Aguaçu (Cuiabá-MT) significa mais empregos e renda e melhor qualidade de vida para todos. Sem falar no progresso natural que a movimentação de uma usina desse porte tráz para toda a região. Daí o apoio da Prefeitura de Cuiabá e seus parceiros (Sebrae/Senai) à iniciativa do Grupo Votorantim em estabelecer suas raízes industriais também no município cuiabano", concluiu.