04 de Janeiro de 2011 13h45

Distrito da Guia terá escola de informática

04/01/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Viabilizada por um projeto de autoria do subprefeito da Guia, Orlando Coutinho, uma Escolinha de Informática começa a funcionar no próximo dia (05-02), com aula inaugural às 10 horas, conforme informou hoje (04-01) o subprefeito. "O prefeito Chico Galindo, vereadores e secretários foram convidados e devem prestigiar este evento", disse. Orlando explicou que a escolha desta data coincide com seu aniversário e que considera a inauguração deste núcleo de informática com um presente importante para os moradores do Distrito da Guia. "Serão os principais beneficiados, juntamente com a Guia. É mais informação e modernidade gratuita a todos".

As aulas vão acontecer no período matutino, vespertino e noturno, na Subprefeitura. Nos dois primeiros períodos, para crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 12 anos, e à noite para adultos e 3ª idade. Coutinho salienta que a concepção desse projeto só foi possível graças ao apoio dos parceiros, articulação que redundou na modesta estrutura inicial da escolinha, já com cinco computadores usados. "A Ambev, Câmara Municipal de Cuiabá, Seminfe e a Associação de Moradores da Guia somaram muito com a Subprefeitura para que mais este benefício pudesse ser ofertado à população", destacou.

Ele admite que o número de equipamentos ainda é insuficiente para atender à demanda prevista, mas acha um bom começo. "Principalmente pela vontade maciça de aprender informática que existe por aqui. Lógico que, no futuro, vamos contar com a doação e/ou empréstimo, em regime de comodato, de mais computadores e impressoras, a fim de melhor atender a todos que certamente vão lotar a sede da escolinha. O primeiro passo foi dado para transmitir conhecimentos de informática aos moradores da região. Operar computadores é requisito básico hoje em qualquer área profissional. Sem falar que, via informática, a celeridade das informações requisitadas é uma ferramenta imprescindível para quem não pode e nem quer perder tempo".

Mais de 150 pessoas estão inscritas para participar da primeira aula, segundo ele, mas este número pode ter acréscimo a partir da operacionalização regular da escolinha, que será mantida pela comercialização dos produtos do Sabão Ambiental, projeto também de sua autoria e em plena prática no Distrito da Guia.

"A sustentabilidade logística virá daí, para apoiar a educação no setor de informática. É um retorno natural, funcionalmente simples, mas de muito valor. Meio ambiente, como se sabe, é tema atual em qualquer atividade. E vamos persistir para valorizar os empreendimentos que tenham conotação ambientalista. A exemplo do Projeto de Coleta Seletiva, a ser feito futuramente pelos condutores de carroça do Distrito da Guia, encarregados de levar a efeito todo o processo de seleção. Assim, economizamos custos e aproveitamos a mão de obra local", frisou.