24 de Março de 2011 16h31

Distrito da Guia sedia marcha turística dia 29

24/03/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Com apoio da Subprefeitura da Guia, o distrito se prepara para sediar na próxima terça-feira (29-03) uma marcha turística com 70 representantes de entidades e órgãos turísticos/ambientais dos municípios mato-grossenses. Este evento é coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura, informou hoje (24-03) o subprefeito Orlando Alves Coutinho. Ele considera essa iniciativa válida para que o distrito possa ser inserido oficialmente entre os roteiros turísticos obrigatórios em Mato Grosso. "Na gestão Galindo, e mesmo em outras, a Guia tem recebido incentivos culturais e de capacitação técnica dos seus moradores. São empreitadas que efetivamente resultam em benefícios à população".

Orlando aposta que a proximidade da Copa de 2014 tende a atrair mais a atenção das pessoas para o distrito, caracterizado como uma comunidade 'genuinamente pura do Estado', define. "Os costumes rurais e a calorosa humildade anfitriã dos moradores da Guia se constituem em atrativos turísticos à parte. "Sem dúvida, a caminhada pela Trilha da Natureza vai marcar ponto positivo no turismo regional, reforçando esse potencial acolhedor do seu povo ao restante do Estado. Oportunizará a exibição da rica gastronomia e a arte do artesanato local, somando-se aos pratos típicos, sempre muito apreciados pelos visitantes. Ao percorrer a trilha, eles poderão coletar dados acerca da história do surgimento da comunidade, além de degustar visualmente a beleza agreste e mesmo urbana do antigo distrito, ainda com velhos casarões e igrejas".

A Trilha da Natureza, explica Orlando, possui extensão de sete quilômetros, adentrando pela mata após cruzar parte da área central da Guia. "Este é um encontro praticamente inédito, e vem reforçar a tese de respeito que todos devem direcionar à natureza. É um dos objetivos propostos pela coordenação. Principalmente quando os participantes cruzarem a histórica ponte de ferro sobre o Rio Açu, local de lazer dos habitantes do distrito e de turistas, em geral".

Ele convida todos os mato-grossenses para que prestigiem o aniversário da Guia no próximo dia 28 de abril, quando a comunidade completa 281 anos. A Subprefeitura, garante Orlando, está com programação fechada para três dias de festa, comemoração extensiva ao natalício da Capital, os 292 anos de Cuiabá (8 de abril). "É um festa tradicional e famosa pela quantidade de pessoas que acorrem ao distrito para brincar durante três dias consecutivos. Tem hora pra começar, não pra acabar".