18 de Janeiro de 2011 08h27

Distrito da Guia lança projeto de amparo a mães adolescentes

18/01/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Em solenidade prestigiada por autoridades comunitárias e da área judicial, a Subprefeitura do Distrito da Guia oficializou (12-01) o lançamento do projeto Ama de Guia - Associação de Mães Adolescentes, provisoriamente instalado na sede daquela unidade municipal. Conforme o subprefeito Orlando Coutinho, uma reunião foi agendada para o dia 19 próximo, às 15 horas, quando outras adolescentes, que depois de cadastradas, passam a contar com acompanhamento oficial de profissionais (psicólogos, assistentes sociais) para amenizar o impacto da gravidez precoce.

"Esta é uma entidade que já nasce fortalecida, com o propósito de amparar as mães adolescentes da Guia e região; conta com apoio integral do CRAS (Centro de Referência) do Colorado, dos Conselhos Tutelares e Justiça Comunitária". A advogada Maria Helena foi a representante do conselho no lançamento do projeto, enquanto o CRAS do Colorado foi representado pela gerente Uda. "Contamos com as presenças de colegas destacados nesse tipo de trabalho, a exemplo do coordenador Gersinho, assistente social Cristiane e a conselheira Clodonildes, além de outros funcionários que atuam no Município e representantes da comunidade da Guia, sede e área rural".

Conforme Coutinho, o lançamento do projeto também foi uma oportunidade para  se fazer uma exposição acerca dos problemas enfrentados pelas mães adolescentes, com sugestões de solução para os vários impasses ao longo do processo de gravidez. "Os convidados relataram, por exemplo, os direitos das adolescentes e os benefícios que a lei faculta lhes em casos semelhantes. Este projeto encampa uma orientação preventiva, a fim de que as meninas tenham vida saudável, física e psicologicamente. Isso porque é alto e preocupante,o índice de gravidez precoce (de adolescentes) nessa região" (Guia).

Um dos pontos aplaudidos no evento de apresentação do projeto foi anunciado pela Justiça Comunitária, no tocante à assistência jurídica às mães adolescentes, o que garante pensão alimentícia e outros direitos amparados constitucionalmente. "Assim elas se sentem mais seguras, fortalecidas para ir em frente com a gravidez e, importante, conscientes de que têm a Justiça a seu lado para ampará-las também no pós-parto, não somente na fase de gestação", explica Coutinho.

Ele informou, por outro lado, que o Distrito da Guia reinagurou a Casa do Artesão, localizada próximo às margens do Rio Açu, um dos afluentes do Rio Cuiabá, para melhor prestigiar os artistas regionais. "Neste domingo, 23-01, haverá a reapresentação dos produtos expostos na reinauguração da Casa do Artesão, figuras típicas do cenário regional mato-grossense. É a arte se impondo com naturalidade e força no Distrito da Guia".

Outra informação do subprefeito do Distrito da Guia diz respeito ao trabalho de coleta seletiva na Guia (sede), previsto para começar dia 24 próximo, com fase educativa. "Não vai ser fácil, pois é uma atividade formiguinha, de orientação educativa sobre a questão ambiental. Iniciaremos a coleta seletiva do lixo seco, via carroças, com condutores instruídos sobre os procedimentos que devem adotar no dia a dia desta atividade".

Já a Escolinha de Informática, sediada na própria Subprefeitura da Guia, será inaugurada oficialmente no dia 5 de fevereiro, adiantou o subprefeito. "Está tudo pronto, com alunos cadastrados e equipamentos instalados. Lógico que precisamos de mais computadores e impressoras, mas o que está à disposição já permite iniciarmos as aulas e atender grande parte da demanda regional nessa área".