28 de Abril de 2011 16h33

Distrito da Guia conclui curso de Informática Básica

28/04/2011

João Carlos Queiroz/Cuiabá/MT

A primeira turma de formandos na área de inclusão digital (Informática Básica) formou-se no Distrito da Guia no último sábado (23-04), comemorou hoje (28-04) o subprefeito Orlando Antunes, que já incentiva a continuidade de novos cursos nessa área. Orlando é responsável pela montagem da Escolinha de Informática, sediada na própria Subprefeitura da Guia, onde ocorreu a cerimônia de fechamento dos módulos do curso. O funcionário público aposentado Alcebíades Nunes Almeida, que trabalhou na área de Tributos do Município de Cuiabá, foi um dos formandos.

A escolinha nasceu humilde, mas ganhou avanços graças às parcerias entabuladas durante seus dois anos de gestão no cargo, segundo Orlando. Ele disse que deixa a Subprefeitura nesta segunda-feira (02-05), após cumprir o que qualifica de "missão social realizadora", e acrescentou que o distrito da Guia ganhou 20 anos de progresso nos dois anos em que permaneceu no cargo, apoiado 100% pelas administrações de Wilson Santos (ex-gestor) e do atual prefeito, Chico Galindo.

"Conseguimos computadores e mobiliário para a escolinha de informática, além de instrutor. Foi uma das medidas aplaudidas pela população. Seguimos as determinações do prefeito Chico Galindo em proporcionar alternativas de renda e capacitação às comunidades urbanas e rurais. O curso de inclusão digital foi muito prestigiado logo de início, com mais alunos se matriculando nos dias posteriores. Um interesse salutar, pois o aprendizado é tudo para quem deseja subir degraus na vida. Ademais, pelo sistema digital, o mundo fica próximo, mais fácil de ser visualizado e trabalhado", explicou.

Outros cursos foram implementados durante a gestão de Orlando Antunes na Subprefeitura da Guia, que também direcionou um trabalho de assistência social e capacitação às mães adolescentes do distrito. "É importante que mais cursos sejam desenvolvidos, ofertando suporte de capacitação aos moradores da Guia e, lógico, acréscimo no orçamento familiar. É primordial que todos estejam preparados para suprir eventuais vagas no disputado mercado de trabalho dos dias atuais, principalmente agora, com o advento da fábrica da Votorantim”, informou.

Ele concluiu dizendo sentir-se “orgulhoso de assinar alguns dos projetos sociais mais elogiados pelos habitantes da Guia e adjacências, trabalho que sempre contou com respaldo incondicional dos nossos parceiros tradicionais, pelo que somos gratos. É através de apoio de terceiros, em nível público e privado, que as coisas boas acontecem. Uma  que é o instrumento alavancador de sucesso em setores distintos. A capacitação de jovens e adultos da Guia, em futuro próximo, insere-se aí", pontuou.