Defesa Civil destaca dificuldade de fiscalizar construções em áreas de risco

Ao se pronunciar hoje (20-01) sobre a proposta do vice-presidente da República, Michel Temer, de implementar modificações na legislação para dificultar ocupações em áreas de risco, com penalidades impostas aos municípios que não cumprirem os novos dispositivos, o coordenador da Defesa Civil da Capital, José Pedro Zanetti, discordou em parte. "Os municípios brasileiros estão sobrecarregados de responsabilidades que antes eram dos governos estadual e federal. Delegaram aos municípios atribuições pesadas, sem o repasse da estrutura necessária (recursos financeiros) para cumpri-las. Saúde e Trânsito, são dois exemplos do caos instalado. Então, sobram cobranças, mas as demandas se acentuam dia a dia, por carência absoluta de recursos".

Na opinião do coordenador, primeiro é preciso que o governo federal estabeleça  mecanismos para evitar que ocupações do tipo continuem a acontecer desordenadamente em todo o País, a partir do fortalecimento dos municípios. "Ocupações em áreas de risco são regra no Brasil, e isso vale para todas as classes sociais, baixa, média e a alta. A tragédia na região serrana do Rio de Janeiro evidenciou a extensão desse problema de forma clara. Quantos casarões de luxo não foram abaixo nos últimos dias? Em anos anteriores, também noticiado fartamente, tal fato se repetiu em Santa Catarina, Angra dos Reis e outros lugares. Quer dizer: torna-se urgente uma fiscalização governamental capaz de barrar construções em lugares propensos a deslizamentos e inundações, seja aqui (em Cuiabá) ou no restante do País".

Zanetti explica que Cuiabá possui 1.370 áreas de risco cadastradas, mas fiscalizadas por número insuficiente de profissionais do setor. "Nossos fiscais atuam em segmentos diversos do Município, no sistema de gerenciamento único. Assim, aq estrutura física disponível para fiscalizar ocupações similares é insuficiente. Mesmo porque, a maioria das famílias retirada das áreas costuma retornar após o procedimento ser oficializado, aproveitando a estrutura do antigo imóvel. O correto seria evitar a ocupação e, principalmente, a reocupação, com revitalização das áreas para outra finalidade. Para que isto suceda, os municípios precisam estar prontos, fortalecidos, pois tais medidas exigem recursos, equipamentos, mão de obra e, enfim, toda uma estrutura".

O coordenador ainda pontua que, independente dessas mudanças propostas na legislação, "com eventuais punições (diminuição de repasses) às prefeituras já penalizadas por uma série de encargos jogados nas suas costas", o mais importante é que a população atente para o perigo de residir em áreas de risco. Segundo ele, esta conscientização vai acontecer algum dia. "Não se concebe que milhares de famílias passem o sufoco que o Rio de Janeiro registrou nas últimas semanas justamente por desobedecer aos parâmetros de segurança, fazendo moradias em locais impróprios e não seguros. Em Cuiabá, as pessoas deveriam pensar seriamente sobre isso, antes de fincar alicerces em barrancas de rios ou encostas de morros. De repente, em face das chuvas, tudo pode vir abaixo, de surpresa e com vítimas fatais".

• Defesa Civil de Cuiabá recebe moção de congratulação

• Cuiabá: ações conjuntas evitam enchentes e prejuízos este ano

• Prefeitura de Cuiabá presta assistência a moradores do bairro Castelo Branco

• Nível do Rio Cuiabá já é considerado normal

• Prefeitura realiza ação de combate ao caramujo africano

• Sugestão de pauta – Combate ao caramujo africano

• Prefeitura de Cuiabá realiza 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil

• Defesa Civil de Cuiabá vai implantar núcleos de atendimento nos bairros

• Sugestão de Pauta - Semana Nacional da Defesa Civil

• Corrida Contra as Drogas acontece domingo (06)

• Brigada de Cuiabá já atendeu mais de 340 ocorrências de queimadas

• Prefeitura firma acordo com Polícia Civil para instalação da Delegacia do Turista

• Moradores da Cohab São Gonçalo participam de simulado contra desastres

• Prefeitura de Cuiabá promove simulado contra enchentes

• Defesa Civil prepara simulado contra enxurradas em Cuiabá

• Defesa Civil de Cuiabá atende famílias atingidas pelas chuvas

• Secretaria de Educação lança kit "Arte em defesa do Pantanal, Amazônia e Cerrado"

• Secretaria de Educação de Cuiabá empossa coordenadores de creches

• Divulgados resultados de inscrições deferidas para coordenador pedagógico

• Defesa Civil de Cuiabá inicia ações preventivas para período chuvoso

• SUGESTÃO - Encerramento da Semana Estadual da Defesa Civil

• Tomam posse os novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor de Cuiabá

• Sugestão de Pauta:

• Procuradoria de Cuiabá consegue economia de R$ 7 milhões para o município em revisão de cálculo de precatórios

• Ato público marca mobilização Criança Não é de Rua.

• Ação Nacional Criança não é de Rua será realizada amanhã

• Seminfe e Defesa Civil atendem pedidos de socorro

• Secretaria de Cultura promove reunião para definir detalhes do carnaval

• Comitiva liderada por Galindo dará assistência às famílias atingidas pelas chuvas