26 de Abril de 2011 17h00

Cursos técnicos para construção da fábrica da Votorantim começam em maio

26/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Segundo a assessora da Subprefeitura do Aguaçu, Aline de Oliveira Passos, agora em maio serão iniciados dois cursos técnicos para complementar o quadro de pessoal da futura fábrica de cimento do Grupo Votorantim, a ser instalada em área do distrito. Os cursos serão ministrados conjuntamente pelo Senai, com apoio da Subprefeitura do Aguaçu e da Votorantim. "As provas foram realizadas com uma procura e médias além das esperadas. Os cursos (mecânica e eletrônica) são imprescindíveis nas etapas sequenciais do projeto desta unidade industrial de tecnologia avançada, hoje com os pilares principais prontos".

Passos explicou que o subprefeito do Aguaçu, Renato Pedroso de Campos, tem orientado a população local a se capacitar por meio dos cursos, ofertados gratuitamente. "Especializar-se é importante em qualquer projeto que requisite mão de obra e conhecimentos técnicos, pois significa acomodação no mercado de trabalho e melhor qualidade de vida. Os cursos com vistas à fábrica da Votorantim envolvem setores diversos, inclusive de carpintaria e parte hidráulica. Inicialmente, as vagas foram abertas com prioridade para os moradores locais, da região, mas facultadas em geral aos demais municípios. Esta unidade da Votorantim será uma das maiores do grupo em todo o País".

Um dos reflexos imediatos da instalação da fábrica de cimento será a reviravolta progressista que toda a região do Aguaçu, "e inclusive do distrito da Guia, ali próximo, vão sofrer", observa Aline Campos. "A fábrica nem bem começou e já se vê uma movimentação anormal por aqui, antes bem tranquilo. Imagino como não vai ficar depois de a fábrica ser concluída, quando estiver na fase de operacionalização, a pleno vapor produtivo. Nunca mais essa região poderá ser caracterizada de atrasada, pouca evoluída. A vinda da Votorantim é o melhor que poderia acontecer no município de Cuiabá".