/

06 de Fevereiro de 2013 09h58

Cuiabá vai aderir ao programa federal "Crack, é possível vencer"

06/02/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


A Prefeitura de Cuiabá decidiu aderir ao programa do Governo Federal, “Crack, é possível vencer”, apresentado durante videoconferência realizada ontem (05). O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior, afirmou que a metodologia usada pelo Ministério da Justiça “é extremamente benéfica para os municípios”.
 

O programa prevê a participação de entidades ligadas a políticas públicas de prevenção do uso, tratamento e reinserção social do usuário de crack e outras drogas. 

A metodologia é baseada em três eixos principais: prevenção, cuidado e autoridade. Ou seja, dar tratamento adequado ao usuário de crack e outras drogas; oferecer cuidados àqueles que convivem com o indivíduo, como família e amigos; e elencar as autoridades e funções referentes a cada poder envolvido no sentido de cumprir as demais metas. 

Para o secretário José Rodrigues, o programa se destaca pelo cuidado que prevê com a família. “É um trabalho que une a família ao poder público. Não adianta tratar o usuário de drogas e deixar a família dele sem um novo horizonte. Por isso são previstos cursos de qualificação e programas de assistência social”, afirmou. 

O secretário de Esportes e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito, também participou da videoconferência e lembrou o papel importante realizado pela pasta. “O Conselho Municipal Antidrogas é responsabilidade da Secretaria de Esportes e esse programa vem beneficiar não só o individuo, mas também toda uma sociedade que vive em torno dele”. 

Para Carlos Brito, o esporte é uma ferramenta importante no eixo da prevenção. “O esporte é uma maneira de estimular e mostrar a crianças e jovens que um novo caminho é possível. Mas também aparece no eixo de ‘cuidados’, pois os esportes também são uma espécie de terapia para quem passa por uma situação difícil”, explicou. 

Durante a apresentação, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esclareceu o papel do governo federal nas ações a serem realizadas pelos municípios e estados, que segundo ele são o elo mais próximo com o cidadão. “Vamos ajudar os estados e os municípios a montarem um rede completa de atendimento ao usuário de drogas e sua família. Vamos ajudar, principalmente, com os custeios dessas ações”, explicou. 

A adesão da Prefeitura de Cuiabá deverá ser concluída nos próximos dias, quando passará a implantar os serviços. 

Conheça mais sobre o programa clicando aqui.