Cuiabá traçou metas ousadas para os próximos anos no setor de Saúde

O Planejamento Estratégico da Prefeitura de Cuiabá, projetado para causar melhorias na administração municipal no período de 2013 a 2023, tem como primeiro objetivo mudar o atual quadro da Saúde na cidade.

Metas ousadas foram traçadas para aumentar a qualidade dos serviços do setor e, consequentemente, a qualidade de vida da população.

Iniciativas serão colocadas em prática, por exemplo, para elevar de 72,5 para 77,8 anos a expectativa de vida ao nascer da população cuiabana, até dezembro de 2023. Para isso, alguns índices foram levados em consideração pelo Planejamento Estratégico:

Mortalidade Prematura

O índice de Mortalidade Prematura – de pessoas de 30 a 69 anos de idade que morrem por doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e problemas cardíacos –, deverá ser reduzido dos atuais 339,5 a cada cem mil habitantes para 183,8 até 2023.

As principais iniciativas para que este objetivo seja alcançado serão: promover o modelo de atenção à saúde; realizar parcerias com as demais secretarias municipais visando desenvolver ações conjuntas; efetivar a Rede Temática de Atenção à Saúde às Doenças Crônicas; e, especialmente, Implantar o Hospital de Alta Complexidade.

Mortalidade por Causas Externas

A taxa de Mortalidade por Causas Externas, principalmente em acidentes de trânsito – recorde de atendimentos na rede municipal de saúde e Pronto-Socorro – deverá diminuir dos atuais 90.8 a cada cem mil habitantes, para 88.4 até 2023.

Para isso, serão desenvolvidos programas de Prevenção e Redução às Violências (no transito, doméstica, à criança, ao idoso, entre outras); a Rede de Atenção à Saúde de Urgência e Emergência e de Atenção à Saúde Psicossocial serão efetivadas. Também serão fortalecidas as ações de combate às drogas e de educação em saúde.

Mortalidade Materna e Infantil

As taxas de Mortalidade Materna, de 32,7 a cada cem mil nascidos vivos, e de Mortalidade Infantil, de 13,1 a cada mil nascidos vivos, deverão ser reduzidas a 30,6 e 11,8, respectivamente.

As iniciativas para que este objetivo seja alcançado englobam dar acesso aos serviços de atenção à saúde materna e infantil; efetivar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil e a Rede Cegonha; fortalecer o Programa de Planejamento Familiar; implementar o Programa de Prevenção do Câncer de Colo e de Mama; e fortalecer o Programa de Crescimento e Desenvolvimento da Criança.

Gestão

Outro ponto importante é melhorar a gestão do Sistema Único de Saúde, que hoje tem a média de 157 pontos do Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública), para a média de 250 pontos até 2016 e 500 pontos até 2023.

A gestão do SUS será aperfeiçoada quanto ao financiamento e à gestão estratégica e participativa visando à qualidade e eficiência do sistema e dos serviços de saúde; também será implantada a Política de Gestão do Trabalho e Educação Permanente no SUS e os servidores serão capacitados continuadamente.

Clique aqui e confira a íntegra dos objetivos relacionados à Saúde no Planejamento Estratégico.

• Prefeitura, Governo do Estado e Secopa definem ações para recepcionar turistas durante a Copa

• Evento discute planos operacionais para a Copa em Cuiabá

• Servidores de Cuiabá já têm calendário de recebimento de salário de 2014

• Não se faz gestão pública com improvisos, diz Mauro Mendes