01 de Julho de 2011 10h44

Cuiabá sedia o do 3º Fórum das Cidades-sede da Copa do Mundo de 2014

01/07/2011

Ângela Jordão/PMC

O secretário de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá - SMTU, Edivá Alves, representou o município de Cuiabá na abertura do segundo e último dia do 3º Fórum das Cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, realizado nesta sexta-feira (01-07). O evento reúne representantes das 12 cidades-sede, no Hotel Deville, em Cuiabá, com o objetivo de trocar experiências e definir ações conjuntas nessa fase de preparação do Mundial. Ontem, a reunião foi exclusivamente técnica, Já o encontro desta sexta-feira reúne os gestores municipais. A reunião foi aberta pelo governador em exercício, Chico Daltro.

Na programação desta sexta, os representantes das cidades-sede vão expor suas idéias e falar sobre vários tópicos relacionados ao planejamento para o Mundial, como Fan Fest, sistemas de gerenciamento de projetos utilizados pelas sedes, certificação Leed, programa de voluntariado, centro de comando e controle de segurança pública, etc.

Além de Cuiabá, sediarão a Copa do Mundo de 2014 as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Salvador e Natal.

O secretário Edivá Alves explicou que as reuniões entre as cidades sedes serão constantes até a realização do Mundial. O objetivo dos encontros é promover a integração entre as sedes e debater assuntos fundamentais para a realização do Mundial, como o cronograma e o andamento das obras.

“Nesta etapa, com o início das obras, a prefeitura de Cuiabá começa a ter uma participação mais ativa na organização do evento e no andamento dos projetos. Hoje à tarde, por exemplo, teremos uma reunião da Secretaria de Transportes de Cuiabá com o Departamento de Trânsito da Polícia Militar, para iniciarmos uma ação de integração”, explicou Edivá Alves.

O 3º Fórum das Cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 iniciou na quinta-feira (30-06) com o Workshop “Host City Programme”, que contou com a participação de consultores alemães, para apresentar as experiências com os Mundiais de 2006 e 2010 e os desafios da gestão complexa na organização de grandes eventos. Esses profissionais organizaram a Copa da Alemanha e também prestaram consultoria no Mundial da África do Sul. Os representantes de cada cidade-sede conferiram a exposição de peritos no assunto sobre organização da Copa, comportamento dos torcedores e turistas, entre outras abordagens.