18 de Junho de 2012 11h40

Cuiabá recebe no dia 07 de julho o símbolo da Jornada Mundial da Juventude

18/06/2012

Secom Cuiabá/Assessoria "Bote Fé" (65) 3321-3631

Como parte da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Cuiabá irá sediar no próximo dia 08 de julho o evento Bote Fé Cuiabá. As festividades religiosas começam no sábado, dia 07 de julho, com a chegada a cidade do símbolo da Jornada, a Cruz. A Jornada Mundial da Juventude é um evento católico que será realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2013, com a presença inclusive do Papa Bento XVI.

"O Bote Fé reunirá a juventude de Mato Grosso durante todo o dia 08, das 7 às 22 horas, como uma extensa programação. A previsão é de que mais de 120 mil pessoas compareçam ao local. Conforme o próprio nome diz, esta será uma reunião de fé, antes de tudo", explica Heitor Reyes, integrante da equipe de coordenação do evento. Ele acrescenta que a Jornada pela Juventude é realizada de dois em dois anos pelo Papa. "Em Cuiabá, o evento é inédito, com grande motivação dos fiéis pela sua realização. Também é a primeira vez que a peregrinação da cruz vem para América Latina".

A cruz, de três metros de altura, ficará um mês inteiro em Mato Grosso, oportunidade em que visitará dezenas de municípios. "Os peregrinos encarregados de trazer a cruz sempre são recebidos festivamente pela legião de católicos locais e regionais”, enfatiza o coordenador.

Heitor destacou ainda a importância das parcerias feitas entre Igreja Católica com o Governo do Estado e prefeituras de Cuiabá/Várzea Grande, CNBB, Arquidiocese de Cuiabá e a JMJ Rio 2013, para o êxito deste evento. "Sem o importante apoio institucional desses governos e outras entidades, realmente ficaria mais difícil realizarmos o Bote Fé Cuiabá. É, sem dúvida, um marco histórico no calendário de eventos da Igreja Católica”.

Programação

A programação terá início no dia 7 de julho, sábado, às 04h30m, com a chegada da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora à Arquidiocese de Cuiabá. Às 6h30m acontece a celebração da Santa Missa de Acolhida na Paróquia São Sebastião, em Várzea Grande, terço (12 hs), catequeses, oração e louvor (14 hs), procissão até o Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel (18h30m), Santa Missa (19h30m), carreata pelas ruas de Várzea Grande e Cuiabá até à Catedral (21 hs) e Vigília na Catedral (22 hs).

Já no domingo, 8 de julho, às 06hs acontece a Bênção do Santíssimo. A procissão sai às 7 horas da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, rumo ao Memorial Papa João Paulo II, chegada prevista às 10 horas. Lá, será celebrada missa campal (11 horas). Os shows têm início a partir das 13 horas, reunindo cantores e bandas católicas de todo o País, a exemplo do padre Reginaldo Manzotti, Adriana Aydes, Bandas Rosa de Saron e Amor e Adoração.